quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Continua, e se aperta, o Cerco


                                    

             A luta contra a corrupção entra em nova fase.  A Lava-Jato, que é a operação geral, conduzida pela Polícia Federal e o Ministério Público, entra agora na Triplo X.

             A criatividade nas designações de suas operações é bem conhecida. A Erga omnes (para todos) foi a que prendeu os presidentes das maiores empreiteiras (inclusive o próprio Marcelo Odebrecht, que ainda está trancafiado na cadeia em Curitiba). Ou então, faz advertência com a Nessun dorma (que ninguém durma), ária da opera Turandot, de Puccini.

            A ironia pode igualmente estar presente, como frisa Merval Pereira: "Que País é esse?", impropério do ex-diretor da Petrobrás, o arrogante Renato Duque, ao ser preso pelos agentes federais (teria liminar do Ministro Teori Zavascki, que depois foi revogada)

            Já se aproximando del capo dei tutti i capi (chefe de todos os chefes), a 22ª Operação, a Triplo X, que pode ser referência ao triplex, que é atribuído a Lula da Silva, no edifício Solaris, na praia de Guarajá.

            Há muitas suspeitas de que este caso se origine do escândalo envolvendo a Bancoop, e que Lula da Silva tentou parar na Justiça, havendo sido derrotado em tal propósito.

             Vejam só essa estória: cooperativa de trabalhadores, a princípio presidida por Ricardo Berzoini - que a fundou em 1996 -, e, mais tarde por João Vaccari Neto - ela faliu devido à corrupção.  Deixou então literalmente à míngua mais de três mil pessoas, que lá tinham colocado suas economias.

             Após a aludida fundação pelo citado Berzoini, que é ex-presidente do PT e agora ocupa a Secretaria de Governo da Presidência, a cooperativa dos bancários vem sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo a partir de 2007, por crimes de lavagem de dinheiro, com desvio de recursos para o Caixa Dois do Partido dos Trabalhadores, o qual controla a máquina sindical dos bancários.

              Como se refere, os fundos de pensão controlados igualmente pelos tentáculos do PT perderam muito dinheiro investindo na Bancoop.  Diante da situação das contas, a pedido de Lula da Silva, consoante se assinala, assumiu o dito empreendimento a empreiteira OAS, de acordo com denúncias que estão sendo apuradas.

              Tal explicaria a incôngrua presença da OAS no Edifício Solaris, e por feliz coincidência apenas esse dito edifício, sito na Praia de Guarujá, teve a obra terminada.  Nele, e também por coincidência,  Lula da Silva e a esposa Marisa tinham apartamento, além de o próprio João Vaccari Neto, parentes seus, e até Freud Godoy, ex-segurança de Lula, e envolvido no Escândalo dos Aloprados.

              Eis que o triplex de Lula da Silva, o 164-A, é incluído pela Polícia Federal  entre os imóveis com "alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade". Segundo transcreve do relatório oficial, citado pela coluna de Merval Pereira, "manobras financeiras e comerciais complexas envolvendo a empreiteira OAS, a Cooperativa Bancoop e pessoas vinculadas a esta última e ao PT apontam que unidades do condomínio Solaris podem ter sido repassadas a título de propina pela OAS, em troca de benesses junto aos contratos da Petrobrás".

                 Não é segredo, de resto, que a Operação Lava-Jato tenha chegado ao presente estágio justamente na semana em que o Ministério Público  de S. Paulo considera já ter provas suficientes para denunciar o ex-Presidente Lula e sua mulher Marisa, por ocultação de propriedade, eis que as duas investigações estão sendo compartilhadas.

                 Terá sido o promotor de Justiça de S.Paulo Cássio Conserino menos cauteloso que os procuradores da Lava-Jato ?  Por sua vez, esses procuradores somente ontem, 27 de janeiro de 2016, incluíram o apartamento atribuído à Lula quando perguntados diretamente.  Mesmo assim, assinalaram que todas as unidades que teoricamente pertencem à OAS serão investigadas.

                 Além disso, os promotores paulistas já têm depoimentos de pessoas que estiveram com o ex-presidente e sua família durante a reforma do apartamento, financiada pela OAS.  De acordo com as revelações do site "O Antagonista", sabem inclusive onde as  cozinhas foram compradas, por quem, e quanto custaram, possibilitando, nesse sentido, interessante cruzamento  com um sítio em Atibaia,  que também é afirmado  pertencer a Lula da Silva, posto que esteja em nome de outros proprietários, muito provavelmente laranjas.  De resto, as mesmas cozinhas foram compradas na mesma loja, pela mesma pessoa, ligada à  OAS, e no mesmo dia.

 

( Fontes:  O Globo - coluna de Merval Pereira)

Nenhum comentário: