domingo, 24 de janeiro de 2016

Colcha de Retalhos D 4


                             

Hillary e a imprensa
 

        Não sei se os comentaristas da imprensa americana se deleitam com eventuais dificuldades ou pontos negativos da pré-candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, o fato é que a ênfase da imprensa se apega aos possíveis negativos da campanha da ex-secretária de Estado.

        Depois da prá-lá de estranha discussão sobre a sua preferência, quando chefe do Departamento de Estado, na utilização de um servidor particular para os respectivos e-mails - o que lhe demandou enormidade de tempo só para tirar essa falsa questão do visor da campanha - vejo agora a campanha da ex-Senadora por New York infestada por duas questões: (a) ameaça colocada pelo Senador Bernie Sanders, do Vermont, que teria boa vantagem sobre ela nas primárias de New Hampshire; e (b) a atenção que dispensam os correspondentes ao seu vestuário. O próprio New York Times acaba de compilar um verdadeiro ensaio sobre o seu guarda-roupa. A conclusão quanto aos trajes é que desta feita, por escolher um tão comum, ela terá talvez conseguido calar a questão...

         Hillary tem desafios importantes pela frente e se há, pelo visto, muita gente torcendo contra, resta determinar qual será a idiosincrasia que a tem colocado em dificuldade...

         O seu maior adversário - o Senador Sanders - apareceu até há pouco, como uma surpresa, eis que tem pendores socialistas (o que não é exatamente um trunfo na terra de tio Sam), além de fruir da discutível vantagem do under-dog (o que, em tradução livre, seria o candidato inferiorizado, com menos chance de vencer). E não obstante, Sanders está cotado para vencer nas primárias de New Hampshire e, quem sabe, nos caucus de Iowa.

          A pobre Hillary, que saíu favorita,  se há de perguntar se existe alguma maldição nos EUA quanto à candidata-mulher.  Porque em 2008, era também favorecida e não é que nesses mesmos caucus de Iowa surge um quase desconhecido, um tal de Barack Obama, que lá inicia longa e exitosa caminhada pela nomination do Partido Democrata?

 
 A Carta dos Advogados         


         Tratei da questão no blog Delenda Moro?, sendo o manifesto assinado por 104 causídicos, e produzido pelo advogado de Marcelo Odebrecht, Nabor Bulhões. Este acusa a Lava-Jato de usar métodos piores que os da ditadura e compara a investigação à Inquisição.

          A estratégia para tentar abalar a Lava-Jato teve também a participação, segundo o furo da Folha de S. Paulo, de Emílio Odebrecht, pai de Marcelo, de Mônica, mulher do executivo, e de advogados da empresa. A ideia de criticar os métodos da Lava-Jato foi acertada entre Nabor e Emílio em Salvador, onde o patriarca dos Odebrecht mora.

          A reunião em tela ocorreu logo depois Lewandowski negar pedido de liberdade para Marcelo durante plantão do Supremo, no dia oito de janeiro de 2016. O texto foi redigido no escritório de Bulhões em Brasília, e submetido à cúpula da Odebrecht para aprovação.

          Emílio Odebrecht, o pai do empresário, fez mais do que cobrar reação mais dura dos advogados.

          Nesse sentido, foi ele quem ligou para advogados que estavam relutantes em assinar o documento quando surgiu a versão de que o texto fora escrito por Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende políticos como o Senador Édison Lobão (PMDB-MA) na Lava-Jato.

          A relutância se devia ao fato de muitos advogados acharem que o documento era peça publicitária de Kakay.

           O supracitado advogado, Almeida Castro, confirmou que não foi ele que escreveu o manifesto, mas afirma que assinaria de novo mesmo sabendo que a Odebrecht estava por trás das críticas. Dentre as questões com que  não concorda, está em falar em ditadura, quando estamos num Estado democrático. Para ele, o essencial era levantar a discussão sobre "os limites da Justiça" e isso ocorreu. Não tenho a pretensão de mudar a opinião pública ou publicada. Mas até a Dilma se manifestou sobre a Lava-Jato após a carta."

 
A Hora da Verdade

 
               Na sua reportagem de capa, a VEJA desta semana, nº 4 de 27 de janeiro de 2016 - A Hora da Verdade - se ocupa da questão do Triplex de Lula no Guarujá, de que transcrevo : "VEJA teve acesso ao conjunto de documentos que embasam a denúncia a ser oferecida contra Lula pelo MP. Escondidas em meio a formalismos e tecnicalidades, emergem as provas daquilo que o Brasil inteiro já desconfiava:  Lula é o verdadeiro dono do triplex no Guarujá. As visitas do ex-presidente e da ex-primeira-dama ao imóvel estão registradas em depoimentos prestados por funcionários da OAS, moradores e funcionários do Edifício Solaris. A porteira Letícia Rodrigues disse ter visto  o ex-presidente e sua esposa no prédio e que a empreiteira providenciava 'arranjos florais' para receber os ilustres proprietários. (...) Avaliado em 2,5 milhões de reais, o imóvel tem três quartos, suite,cinco banheiros, dependência de empregada, sala de estar, sala de TV, varanda gourmet e área de festas com sauna e piscina na cobertura.  O triplex passou por uma ampla reforma, que custou cerca de 800000 reais e incluíu a troca de revestimentos, a modificação de paredes, a instalação de armários e até de um elevador privativo, que custou à OAS quase 70000 reais. A reforma completa, executada pela construtora Tallento, como revelou VEJA em outubro passado, foi paga pela OAS em três parcelas. Foram cerca de 14000 reais gastos só  na pintura das paredes, quase 9000 reais no encanamento da piscina e outros 30000 na instalação de uma nova  escada entre o 1° e 2° andares do triplex.  A equipe da reforma ainda renovou o deque de madeira na área da piscina, os acabamentos em gesso, os balcões de granito, colocou novo porcelanato  na sauna e instalou armários que custaram 132000 reais. Durante a reforma, coube a Marisa Letícia  acompanhar as modificações realizadas no imóvel e o cronograma de execução da obra.

       "O objetivo dos Lula da Silva era terminar as mudanças a tempo de passar o Natal de 2014 no imóvel. O plano só não foi adiante porque o jornal O Globo publicou trechos da investigação do Ministério Público sobre a Bancoop revelando a existência do triplex.

       "Marisa Letícia, esposa de Lula, chegou a frequentar o espaço comum do edifício, indagando sobre o salão de festas, piscina e áreas comuns", revelou o zelador do prédio, Afonso Pinheiro, ressaltando que também foi orientado pela OAS a manter tudo isso em segredo. Responsável pelos trabalhos, o promotor Cássio Conserino ouviu quase trinta testemunhas. A VEJA ele disse que a tentativa de ocultar a propriedade do apartamento terá consequências judiciais para o casal Lula da Silva. "As investigações estão avançadas e não há mais dúvida de que o único caminho é a denúncia", disse o promotor (...). Nas próximas semanas, Lula e Marisa, juntamente com o empreiteiro Léo Pinheiro, serão chamados a depor como investigados pelo Ministério Público." Note-se, outrossim, que "o promotor Cássio Conserino ouviu também depoimentos de testemunhas relacionadas a outra propriedade, um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, usado frequentemente pelos Lula da Silva e, a exemplo do tríplex  do Guarujá, reformado com dinheiro da OAS, sob a orientação direta do casal. O sítio está registrado no cartório de imóveis de Atibaia em nome de dois sócios de um dos filhos de Lula. Conserino suspeita fortemente que o sítio se encaixe nos mesmos capítulos que punem a ocultação de patrimônio. Quando deixou o governo, no fim de 2010, Lula divulgou que levaria parte da mudança presidencial para o "seu" sítio, um recanto de 150000 metros quadrados em Atibaia. Conforme VEJA revelou, o recanto presidencial passou por uma reforma completa paga pela OAS. A propriedade mudou de padrão. As antigas moradias foram modernizadas e ampliadas.No curso das investigações, o Ministério Público interrogou o arquiteto Igenes Irigaray, que comandou parte da reforma do sítio e já prestou serviços a José Carlos Bumlai, outro amigão de Lula preso na Lava-Jato." (...) Outro truque clássico de Lula é deixar os companheiros feridos no campo de batalha e seguir em frente como se não tivesse nada com a refrega. Na semana passada, curiosamente a mesma em que exaltou suas próprias virtudes de santo do pau oco, Lula defendeu a libertação imediata  de seu ex-braço direito, José Dirceu, e do tesoureiro Vaccari.  Ambos estão em prisão preventiva em Curitiba. Qual seria a razão para essa súbita demonstração de solidariedade por parte do ex-presidente?"

 

( Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo, VEJA, The New York Times )

Nenhum comentário: