domingo, 17 de janeiro de 2016

Colcha de Retalhos D 3

                             

A vulnerável Africa do Norte

 

       Apesar dos esforços do Ocidente, liderados pelos Estados Unidos e França, continuam bastante ativos os movimentos ligados a Al Qaida e ao ISIS nos países do Sahel e no Magreb africano.

       Depois do ataque de novembro último ao Radisson Blu Hotel, em Bamako, capital do Mali, o mesmo AQIM -  afiliado a Al Qaida -, em molde parecido ao anterior, atacou às oito da noite, com forte explosão no lado externo, e investiu em seguida contra o interior desse hotel, que estava desprotegido. Essa afiliada da al Qaida - atuante em geral no Magreb - reivindicou a morte de trinta pessoas, em operação "de vingança  contra a França e o descrente Ocidente".

       O ministro do Interior de Burkina Faso, Simon Compaoré, declarou neste sábado passado, pela manhã, que depois de uma luta por toda a noite, as forças de segurança (incluindo franceses e possivelmente americanos) mataram três atacantes,  libertando 126 pessoas. Segundo o porta-voz do ministério, na luta - que transcorreu por toda a noite - 22 pessoas haviam sido mortas (não contando os militantes abatidos).

       Como se assinala, é pelo menos a quinta vez em passado recente que militantes armados islâmicos investem contra civis desprotegidos  (Turquia, Egito, Indonésia e Iraque), com incursões ou ataques de emboscada,reivindicados por combatentes do E.I. e da al-Qaida.

        Segundo responsável no Departamento de Defesa estadunidense, a França solicitara vigilância e ajuda de reconhecimento dos militares americanos, que dispõem de 75 homens em Burkina Faso (ocupados sobretudo em treinamento e assessoramento, assim como na manutenção de uma base de drones). Consoante a informação americana apenas um de seus elementos prestara ajuda fora do hotel, com "conselhos e assistência".

 

Os Estados Unidos tem primeiro caso de microcefalia

 

         Ainda que no distante estado do Havaí, foi confirmado por autoridades americanas o primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus zika, concernente aos Estados Unidos.

          Segundo consta, a mãe da criança esteve no Brasil em maio de 2015, quando se acredita haja sido infectada. O nascimento ocorreu em hospital da ilha de Oahu - aonde se acha a capital Honolulu.

          Assinale-se que as autoridades americanas emitiram comunicado nesta sexta-feira, alertando mulheres grávidas para que evitem viagens para o Brasil e outros treze países na América Latina, aonde foi determinada a transmissão desse virus.

 

O Futuro da Lava-Jato

 

         A Lava-Jato, através de sua força-tarefa de procuradores, estabeleceu como metas para este ano de 2016 responsabilizar partidos cujos integrantes atuaram no esquema de corrupção na Petrobrás.  Tencionam, igualmente,  investigar a área de comunicação na Estatal.

         O grupo de procuradores deve, outrossim, apresentar as primeiras ações em que acusam executivos de formação de cartel.

         Por causa do número de indícios em estoque, as apurações - iniciadas desde 2009 - devem durar pelo menos mais três anos.

 

 Decadência do Grand Old Party (GOP) ?

 

          A pobreza, indigência mesmo, nos debates organizados pelo Partido Republicano - em que se congregam os seus pré-candidatos à nomination pela Convenção partidária - será mesmo por acaso, ou é um fenômeno a ser estudado com mais atenção?

          A princípio, a liderança de Donald Trump - que se lançara sobretudo através de programa anti-imigração, voltado notadamente para deter a 'invasão' de mexicanos, através de uma nova grande muralha - era considerada um fenômeno do verão boreal, que a entrada de outono e inverno certamente dispersaria.

           Trump hoje não é mais considera um 'freak' (algo estapafúrdio) do verão, mais algo que teria vindo para ficar, constituindo um sério candidato para a nomination do Partido de Lincoln.

            Como isso terá ocorrido, é difícil imaginar. Entrementes, os republicanos se engalfinham em seus debates, com ataques a Obama - que logo se desfazem de forma pouco edificante, como por exemplo no alvoroto com o incidente no Golfo Pérsico com os dois barcos de patrulha da marinha americana. Pensando pelo relógio antigo, da inimizade entre o regime dos ayatollahs e Washington, como matilha de cães os pretendentes republicanos se lançaram contra o Presidente, pensando embaraçá-lo. 

             E não é que o embaraço foi deles próprios, com a rapidíssima liberação dos militares, o que lhes mostrou - mesmo para eles - que as coisas mudaram, e que a política democrata fizera efeito.

             Por outro lado, a sugestão de pré-candidato republicano  de carpet-bomb (destruir através de 'tapete de bombas')  o Exército Islâmico lhes mostra a insensibilidade, a ponto de Barack Obama ter singularizado no discurso para a Nação Americana a 'sugestão' do Senador (e pré-candidato) Ted Cruz como algo a não ser imitado. A tendência a resolver tudo à la oeste desembocou no desastre da guerra para acabar com as armas de destruição em massa (WMD), que Bush dizia estarem em posse de Saddam Hussein, fato que nunca fora determinado pelos inspetores das Nações Unidas, chefiados por Hans Blix.

             E todos nós sabemos como terminou para Tio Sam a aventura no Iraque...

 

 (Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo, The New York Times)

Nenhum comentário: