segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Os 'caucus' de Iowa


                                         

        Diversos das primárias do restante do país, os 'caucus' de Iowa marcam um certo bizantinismo no processo. Não é só o seu feitio que os distinguem da aferição da vontade dos eleitores nas primárias do restante dos Estados Unidos.

       A marginalidade nesse estado agrícola e central será sempre um desafio para os candidatos-líderes. Na eleição de 2008, a então novel candidatura de Barack Obama surpreendeu a favorita Hillary Clinton. Graças à Iowa, Obama passou a liderar a disputa, e a campanha para Hillary se transformou em longa subida, no intento de recuperar a precedência. Apesar da renhida disputa entre os dois pré-candidatos, a vantagem, durante o longo enfrentamento nas primárias, estaria quase sempre com o novato Obama.

       Dessa feita, a ameaça está a cargo do Senador Bernie Sanders, que teria boas possibilidades de uma vez mais barrar o caminho de Hillary. É um tanto incôngruo que um socialista cresça nas pesquisas na Terra de Tio Sam. E a votação para esse até há pouco obscuro senador por New Hampshire costuma surpreender, nas pesquisas. Hillary tem vantagem no quadro geral, embora isto não se reflita nem em Iowa, nem sobretudo nas primárias de New Hampshire.

       Por outro lado, dentre os republicanos, o líder nas pesquisas, Donald J. Trump continua favorito, e o rival mais próximo, é o Senador Ted Cruz.

      Para Trump, as exigências do processo em Iowa, que criaria dificuldades para o núcleo de seus fans - a classe trabalhadora menos inclinada a votar, ainda por cima em processo mais complicado - a vitória representaria um  empurrão ainda maior no caminho da nomination.

      Para Hillary, as perspectivas se apresentam mais complicadas. Se a sua vitória confirmaria a liderança nacional e agregaria força às perspectivas de colher a nomination,  já a afirmação do Senador Sanders, a quem o voto dos mais jovens privilegia, sinalizaria um outro quadro, com complicações para aquela que tem liderado até agora as pesquisas.

       No lado do GOP, há uma incógnita que é o Senador Ted Cruz, que também corteja o voto zangado das franjas da direita.

 

( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: