sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Surpresa no Texas


                                  
          Participaram do debate o front-runner Donald Trump, os seus dois principais adversários, os Senadores Marco Rubio (Fl.) e Ted Cruz (Tx.), e a dupla restante, o Governador John Kasich e o médico Ben Carson.

         O encontro se assinalou por ataque na linha desesperada de Marco Rubio, que como representante do estamento do GOP parecia ter a missão de desestabilizar Trump.

         Que Rubio tenha esperado tanto tempo para partir para suposta luta sem quartel suscita uma série de indagações. Terá obedecido a  ele próprio ou a  instâncias do quartel-general do Partido Republicano, que está literalmente apavorado com  a crescentemente provável tomada pelo outsider Don Trump da chapa do GOP ?

          De chapéu na mão, a direção republicana está disposta a ungir qualquer republicano que possa desalojar Trump da nomination. A princípio tratado como fenômeno do verão - que passaria - o candidato Trump - que estourou nas pesquisas com a alucinada proposta do muro contra os mexicanos - continua não dando nenhum sinal de que vai obedecer à regra não-escrita de que os pré-candidatos próximos do seio do Grand Old Party acabam sempre por preponderar.

          Ontem, portanto, em Houston, Texas, a missão cabia para o Senador Marco Rubio. Partidas muitas das esperanças da hierarquia republicana, tanto mais um herdeiro da dinastia Bush  - desta feita o irmão mais jovem Jeb  Bush, por tampouco decolar - e com os pleitos do governador Kasich e do médico negro Carson já na UTI - as possibilidades da direção republicana se vêem dramaticamente encolhidas para os Senadores Marco Rubio (Fl) e Ted Cruz (Tx).

           O ataque de Rubio - tão diferente da própria habitual postura do candidato bem-comportado (o que contribui, também, para aumentar-lhe o Ibope com a hierarquia republicana) - surpreendeu deveras até o habitualmente ágil e pronto nas respostas Don Trump.

            Em vários momentos, a retórica de Marco Rubio, as suas investidas, chacotas, e a série de golpes, alguns até abaixo da cintura, chegaram a desestabilizar o atual líder nas pesquisas. Se Trump logrou recompor-se e conseguiu não ser levado ao chão da figurativa quadra em que se transformara o microfone de Rubio à sua volta - lembrando de resto o desenfreado ataque desse senador em debate precedente contra Cris Christie (que já desapareceu da corrida) - não há dúvida que o ganhador na noitada foi o Senador pela Flórida. 

             Resta determinar se o acosso inesperado contra o primeiro colocado nas pesquisas para a candidatura republicana surtirá algum efeito, como ardentemente o desejam os figurões do panteão do GOP.

             É o que se verá nos próximos capítulos...

 

(  Fonte:  The New York Times )  

                  

Nenhum comentário: