domingo, 28 de fevereiro de 2016

Como Obama, Hillary vence na Carolina do Sul


                       
        Afiada pelos erros do passado, Hillary Clinton venceu de forma determinante a primária na Carolina do Sul.  Confirmam-se assim as previsões de que ela ganharia com facilidade nesse estado, em que há forte presença de afro-americanos.

        Com elogios ao Presidente Barack Obama, que a derrotara facilmente neste estado em 2008, a quem também ofereceu o ex-Presidente Bill Clinton, que em 2008 irritara os eleitores na Carolina do Sul com ataques ao candidato Barack Obama, Hillary mostrou uma vez mais que aprendeu as amargas lições da passada derrota.

       A Senhora Clinton também ganhou - posto que em menor proporção - no voto dos brancos, que ainda têm reservas acerca dela, notadamente no que concerne à sua utilização do servidor particular para o seu e-mail quando Secretária de Estado, assim como no que concerne ao assassínio do embaixador americano em Benghazi.

       Como já foi dito antes, Hillary estudou a passada campanha e se cercou de expertos profissionais que participaram da vitória de Barack Obama em 2008.

        Sem chorar sobre o leite derramado, Hillary procurou evitar os erros de sua anterior tentativa, tendo ao lado especialistas que cuidam de maximizar o seu voto, centralizando as atenções nos respectivos distritos eleitorais para o Congresso.

         A vitória de Hillary desta feita foi acachapante, com 74%  dos sufrágios  (Bernie Sanders colheu 26%).

         A razão principal desta grande diferença se deve à preferência da população negra por Hillary, voltando a ela, depois de haver sufragado em 2008 ao afro-americano Barack Obama.  Agora, a proporção dos votos da população negra na Carolina do Sul foi de 6 por um. a vitória no que tange à população branca foi apertada, pelas desconfianças que ainda nutre pela candidata democrata, mas de qualquer forma, mesmo aqui ela ganhou.

         Hillary parte assim para a super-terça-feira, 1° de março, eis que as pesquisas - e notadamente na numerosa comunidade afro-americana existente nesses estados - apresenta boas perspectivas para a candidata democrata. Não é por acaso que tais primárias democratas são chamadas de super-terça, eis que nela estão congregados onze estados, o que faz desta data uma das mais importantes para a vitória na totalidade das primárias. Quem vence de forma marcada na super-terça, já disporá de vantagem respeitável para a Convenção democrata que justamente se reunirá em Charlotte, nesta Carolina do Sul, em que Hillary acaba de lograr grande vitória no seu caminho para a nomination.

        Por outro lado, assim como ocorreu com Obama, Hillary continua a aumentar a sua vantagem sobre o contendor direto. Ainda é cedo, no entanto, para cantar vitória.

 

( Fonte: The New York Times )  

Nenhum comentário: