quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Hillary e seus 'amigos'


                                    

       Aproximam-se datas-chave na corrida para a Convenção em Filadelfia. No próximo sábado 27 de fevereiro, se realiza a primária dos democratas na Carolina do Sul. Nela - e quem diz merece confiança porque a sua coluna favorece Bernie Sanders  - Hillary Clinton é considerada favorita.

       Até o momento, a candidatura do Senador por Vermont não tem ganho o apoio dos afro-americanos (com exceção do colunista Charles M. Blow, do New York Times) pela razão talvez, como explica en passant o colunista, de que até o presente não se haja distinguido muito na luta em favor dos afro-americanos...

        Não obstante, acredita Blow que os negros do norte apóiam a Bernie, enquanto os do sul pendem para Hillary. Depois de dizer que Sanders nunca se empenhou pela causa negra, não haveria certa contradição em afirmar que a candidatura do senador tem possibilidades com o voto afro-americano, posto que no norte estadunidense ?

       Por outro lado, na próxima Super-terça - em que se realiza grande número de primárias, e que por isso pode contribuir para decidir  em favor deste ou daquele candidato - Blow lamenta que, na parte mais ao norte, onde Sanders teria mais vantagens, grande porção de seus partidários (o contingente estudantil ) estaria de férias e, por conseguinte, não votariam...

        O jornalista Blow, continua torcendo por Sanders, embora reconheça que a janela de oportunidade se vai estreitando sempre mais, a medida que a sua popularidade cresce.

       E aí reside muito do paradoxo da coluna de Charles Blow: que estranho fator é este que faz as chances de Hillary aumentarem apesar de todo o esforço de Sanders?  Não seria acaso porque a ex-senadora por  New York, com o seu longo engajamento em Arkansas (onde o marido Bill Clinton como governador fundou o próprio prestígio) e respectivo empenho pelas comunidades negras, tenha colhido muito mais simpatias no Sul profundo do que o adversário (que, de resto, nunca aparecera por lá, antes do atual processo eleitoral) ?

 

( Fonte:  The New York Times )     

Nenhum comentário: