segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Brasil, escândalos & Cia.


                       

         Vocês já terão presente que o nosso Brasil virou fonte inesgotável de escândalos? Eles se repetem a todo instante, na verdade espoucam a cada instante, alimentando cabeçalhos dos jornais, capas das revistas, páginas de site na internet, e por aí afora?

         Enquanto isso, os personagens desses escândalos, ou conseguem liminares, cabíveis ou descabidas, ou se vai empurrando com a barriga, como é o caso do ur-[1]escândalo desde o início do reinado petista, que é o misterioso assassínio do prefeito Celso Daniel, a vítima propiciatória que até empréstimos fajutos teria motivado para supostamente calar a boca de quem saberia demasiado e pretenderia usar tal saber de forma prevista no Código Penal.

         Há estranhas omissões também na lista dos personagens, alguns deles encarapitados em altos poleiros, quanto à sua ordem de chamada. Nesse contexto, o pavio curto vale para alguns, mas não para outros, a quem se deixa de lado, com a conveniente cortina de fumaça e as confusas desculpas, que de tanto repetidas já começam a engordar, e a ficar inconvenientes e demasiado óbvias, como se a frieza da lei não funcionasse em certos casos, quando se trate de indiretamente proteger quem sequer é mencionado na ordem de serviço?

        Além do escândalo-refogado - o de Mirian Dutra e de FHC - que tem enchido muitas páginas, numa constante corrida aos arquivos, e que mais parece as chamadas denúncias de re-encomenda, que estão ali só para atrapalhar e   confundir?

         Agora estoura outro, o do mago das eleições, João Santana e sua  mulher, Mônica - hoje convenientemente na República Dominicana -  terão recebido por fora sete e meio milhões de dólares, distribuídos em contas ditas estranhas no exterior !

         E repassando tantas imagens, a Lava-Jato entra na sua fase Acarajê. Será essa dedicada apenas às mágicas do marqueteiro petista?

         Por outro lado - e que lado! - depois de reclamarem pela OAB da perseguição aos pobres réus condenados, agora não mais podendo valer-se do itinerário Pimenta Bueno e Luís Estevão, submetidos à camisa de força de só duas condenações? Como é que fica o Paulo Selim Maluf? E não é que os advogados do ex-presidente Lula falam que procuradores da República cometeram abusos e ilegalidades em inquérito sobre supostos crimes de tráfico de influência. E querem levar as queixas ao Conselho Nacional do Ministério Público e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot...

 

( Fontes: O Globo, site de O Globo; Folha de S. Paulo ).



[1] ur é um prefixo em alemão que indica a origem primeira de uma terminada questão.

Nenhum comentário: