terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Nova derrota de Lula


                                     

      O Conselho Nacional do Ministério Público, por unanimidade, decidiu manter o promotor Cassio Conserino, do Ministério Público de São Paulo, à frente das investigações sobre os vínculos entre o ex-presidente Lula da Silva e o apartamento triplex da empreiteira OAS no condomínio Solaris de Guarujá.

      Para o referido Conselho, a decisão do Promotor Conserino de abrir uma investigação sobre as ligações entre o ex-Presidente e o imóvel está conforme com as regras estabelecidas pelo Ministério Público de São Paulo, e pelo próprio Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mesmo que ele não seja o promotor natural do caso.

      Por força de tal decisão, Lula deverá ser ouvido por Conserino, se o ex-presidente não buscar evitá-lo através de outro recurso.

      Semelha muito relevante sublinhar que todos os conselheiros presentes concordaram com o voto do relator Valter Shuenquener, o mesmo que concedera liminar suspendendo o depoimento de Lula da Silva e da mulher dele, Marisa Letícia.

       Shuenquener também votou pelo arquivamento da instauração de processo disciplinar para aplicar sanção ao promotor que investiga o ex-Presidente Lula.

       Não obstante, o citado conselheiro do CNMP votou pelo envio do processo à Corregedoria Nacional do Ministério Público "a fim de que possa supervisionar a tramitação do processo disciplinar já instaurado no âmbito da Corregedoria local, para apurar se houve excessos do requerido em suas manifestações perante a imprensa." Nesse contexto, tenha-se presente que Conserino dera entrevista à revista VEJA, dizendo que irá denunciar Lula por ocultação da propriedade do apartamento de Guarujá.

       Presente à reunião do CNMP, o advogado de Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins disse que deve recorrer à Justiça contra a decisão.  Nesse sentido, entrementes espera que se publique o acórdão. Para ele, a situação é ilegal.

      Igualmente presente na votação, o Procurador-Geral da Justiça de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, disse que as investigações sobre Lula e o tríplex seguem normalmente a partir de agora, inclusive com o depoimento do ex-presidente.

      Assinale-se que a decisão do Conselho, depois de quatro horas e meia de discussão representa derrota para Lula num momento em que o ex-presidente se acha às voltas com investigações no âmbito da Operação Lava-Jato, e de suas relações com a Odebrecht e o BNDES, na Procuradoria-Geral da República em Brasília. 

       Além disso, o Conselho aprovou a permanência de Conserino à frente das investigações sobre Lula e o tríplex, com base no voto do relator Shuenquener, posto que na semana passada suspendera a atuação do promotor no caso.

          

( Fonte -  Site de  O Globo )

Nenhum comentário: