domingo, 21 de fevereiro de 2016

Primárias em Nevada e Carolina do Sul


                            

         As eleições primárias democrata (Nevada) e republicana (Carolina do Sul) não surpreenderam.

         Em Nevada, venceu Hillary Clinton, com 52,7%, contra Bernie Sanders (47,2%). Verifica-se, assim, que se Hillary ganhou, não foi por muito. As vantagens que tinha nas pesquisas anteriores à fase das primárias encolheram bastante (só em Nevada, ela tinha antes 40% de vantagem).

         Além disso, o socialista Sanders teve mais votos entre os chamados latinos, os jovens e os independentes. Ele continua a parecer mais um candidato de oposição ao establishment. Por isso, é mais sufragado pelas ditas minorias, inclusive pelos negros. Nesse contexto, continuará respeitável na Carolina do Sul (primária marcada para a próxima semana), pela numerosa comunidade afro-americana que está radicada nesse estado.

         Na Carolina do Sul, Donald Trump ganhou com 32,5%, contra os dois candidatos de origem cubana, Marco Rubio (22,5%) e Ted Cruz (22,3%).

         Essa primária também terá servido para tirar Jeb Bush da competição. Com outro resultado decepcionante, a possibilidade de um terceiro Bush como candidato presidencial fica afastada, pelo menos dessa eleição. O ex-governador da Flórida jamais decolara nos cômputos anteriores, e por isso sua saída já circulava como possibilidade desde algum tempo. O único que não lhe faltou foi apoio financeiro, mas com o passar do tempo, como não correspondia às expectativas de seus ricos doadores, o fantasma da renúncia já o perseguia pela sua crescentemente comprovada ausência de appeal político.

        Rubio e Cruz (este último mais radical do que o representante da Flórida) continuam assim como os principais rivais do milionário Trump, que segue em frente nas pesquisas, posto que por ora não disponha de maioria absoluta.

 

( Fontes: The New York Times;  O Globo )        

Nenhum comentário: