segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Volta ao Passado?


                                                    

 
        Pelo visto, os gerarcas do PT não devem estar gostando da política do Ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, que é decorrência da recomendação do finado Ministro Márcio Thomaz Bastos, que convencera Lula a dar autonomia à Polícia Federal.

        O que a turma petista parece que não entende é que essa mudança na atuação da Polícia Federal corresponde a uma progressão democrática. A Polícia Federal não é um instrumento do poder do governo em função, mas da sociedade como um todo.

         Foi isso que na época o então Presidente Lula pareceu entender, e que agora, os caciques do PT pretendem dar marcha à ré, confundindo o interesse da democracia, com a autonomia de ação da Polícia Federal - o que está funcionando a inteiro contento e dentro dos padrões do respeito aos direitos - com o anterior sistema, em que a PF era um instrumento dos governos de turno, o que é inaceitável em uma democracia.

       É o que se recusa a ver a cúpula petista, saudosa dos tempos em que a P.F. atuava em consonância com o governo de plantão.

       Se a saída de José Eduardo Cardozo, que seria escanteado para um lugar secundário na hierarquia administrativa, representa a 'solução' do petismo para os seus problemas  é inaceitável para a sociedade civil e a  opinião pública.

       Com todos os senões de Cardozo, ele não tem procurado estorvar o trabalho da Polícia Federal. Mexer na autonomia da P.F., além de representar uma brutal regressão no combate ao crime e na proteção da democracia, representaria tosca tentativa de entorpecer a Lava Jato, o que é inaceitável pela sociedade civil e a democracia brasileira.

      Todos os dignitários do governo e da ordenação política devem estar sujeitos à Lei.  Passou o tempo da censura e do controle da oposição democrática, assim como dos intentos de amordaçar a oposição e de tentar viabilizar políticos e autoridades que seriam mais iguais do que os demais.

      A Polícia Federal deve fazer o seu trabalho. Ninguém está acima da lei, e esta é a filosofia da Lava-Jato. É inaceitável trocar o Ministro Cardozo por apparatchick político, que esteja na Justiça não para assegurar que a P.F. continue nas devidas funções no respeito da lei, mas para proteger aqueles que porventura julgue mais iguais do que os outros.

( Fonte: Site de O Globo )      

Nenhum comentário: