quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Notícias de Tio Sam


                                  

         O Presidente Barack Obama  levantou o nível da discussão com os republicanos no Senado, que tinham declarado que não votarão nem realizarão as costumeiras audiências na Comissão competente acerca da indicação do Presidente para suceder na Suprema Corte a Antonin Scalia. Como se sabe, a sua intenção é aguardar o próximo presidente, a ser eleito nos comícios de novembro p.f., a quem julgariam com maiores direitos para indicar o novo integrante da Suprema Corte.

         Com efeito, em declaração na Casa Branca,  Obama reafirmou a sua decisão de apresentar candidato para ser examinado pelo Senado Federal,  eis que, no seu entender, nada existe na Carta Magna que o impeça de cumprir tal atribuição.

           Conquanto a motivação política do GOP seja óbvia, nem a letra da Constituição, nem o histórico desde a promulgação do texto constitucional mostram que se haja evitado no passado a designação de juízes-associados para a Suprema Corte, no último ano do mandato do Presidente em exercício.

           Por sua vez, Hillary Clinton, depois da derrota em New Hampshire para Bernie Sanders, optou por mudar na sua estratégia de ataque ao adversário Senador por Vermont. Hillary agora o acusa de ser candidato com um só tema - a abertura de ensino superior gratuito para os jovens americanos.

          Por outro lado, segundo análise do New York Times, haveria uma cisão nas eleitoras americanas. Enquanto as mais jovens dão mais importância aos diversos temas da campanha dos candidatos, na medida em que contribuam para melhores condições do povo americano,  aquelas pertencentes a gerações com mais idade valorizam sobretudo a importância de eleger-se uma mulher para a Casa Branca, pelo marco que isso representará para o gênero feminino, na sua longa caminhada por direitos iguais.

          Como se sabe, até o presente os Estados Unidos não assinalam nenhuma mulher-presidente, e é por primeira vez que representante do sexo feminino se apresenta como candidata de um grande partido à Presidência estadunidense.

          Com maior conhecimento de vida, as mulheres com mais de quarenta anos são, em geral, partidárias de Hillary, e não só pelas óbvias qualidades e experiência política da candidata. Dispondo de grande folha de serviços, com experiência no Senado Americano como Senadora por New York, Hillary foi forte candidata à presidência, havendo sido derrotada por Barack Obama. Dele foi Secretária de Estado no seu primeiro mandato, com bem-sucedido desempenho nesse difícil cargo. A par disso, na presidência de Bill Clinton, além de haver sido primeira Dama atuante,  se distinguira pela apresentação de ótimo projeto de Reforma da Saúde.

           

( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: