quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Corrupção no Brasil


                           

       Há gente que julga ser importante chamar a atenção sobre isto. Que tal critério possa ser considerado válido, a organização Transparência Internacional (T.I.)  colocou o Brasil na 69ª posição em termos de corrupção, sendo que caímos em sete posições. Em outras palavras, estamos piorando.

      Na verdade, não seria necessário dizer-nos que o Brasil está perdendo na escala da corrupção (obviamente, quanto mais alta, pior a situação).

      Isto é perceptível pelo noticiário e por uma sensação geral.  Segundo as estatísticas dessa ONG, o país menos corrupto do mundo seria a Dinamarca.

      Há várias maneiras de medir a corrupção na sociedade. Até a random (ao acaso) foi experimentada. A corrupção seria medida por uma bolsa contendo valores que fosse 'esquecida' em um lugar público.  

      O método no caso dependeria exclusivamente do acaso e, portanto, não é dos mais seguros. O que me pareceu interessante nesta prova específica é que não venceu a Suiça, normalmente associada à grande correção de seus habitantes. E não é que a bolsa lá 'abandonada' não foi recuperada com todos os seus valores?

       Agora a T.I. mandou para cá  um cientista social, Mads Jon Damgaard Andersen que fará um estágio em Pindorama para estudar a corrupção e a sua difusão.  Considera o Brasil um caso excepcional, porque tem mídia livre. Não é infelizmente o caso da Rússia (116°) ou da China (100°): lá há também muita corrupção, mas a falta de liberdade de imprensa prejudica o estudo do fenômeno.

        O senhor Andersen veio para o Brasil com o objetivo precípuo de estudar a corrupção. Isso entre nós deveria acender uma lampadinha, não sei se amarela ou vermelha, mas de qualquer forma indicativa do crescimento do fenômeno em nossa terra.

       O cientista social está bem informado em termos de narrativa do fenômeno.  Vejamos como responde ao quesito do por quê? - "Para entender a relação entre denúncias e sistema político, o Brasil é um ótimo lugar. (...) Há mais de vinte narrativas de corrupção na mídia atualmente. Lava-Jato, Zelotes, englobando Fernando Pimentel, merenda escolar de São Paulo, o sítio de Atibaia... Também o caso do impeachment, que está relacionado com as denúncias da Lava-Jato. Está tudo ligado."   

        Como vemos, a contribuição do PT para o estudo do pesquisador de Transparência Internacional não é de desdenhar.  Tampouco é única, como vemos igualmente referida a merenda escolar de São Paulo e possivelmente outros casos relativos ao PSDB.

        Essas classificações da Transparência Internacional nem sempre, porém, dão a impressão de  corresponderem à realidade. Será, por exemplo, que o México, ainda mais agora com a entrada pesada do Narco-tráfico mereça a classificação  de 35°? Quando por lá estive, a impressão que se tinha era a da extrema corrupção prevalente . Será que mudou tanto assim?

 

( Fonte:   O  Globo )

Nenhum comentário: