quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Isto é Brasil ?


                              

       Leitor amigo, está convidado a passear pela primeira página dos jornalões de hoje.

       Leonardo Picciani, que perdera faz pouco a liderança do PMDB, e com isso se relançara o processo do impeachment, sendo escolhida por voto secreto, comissão especial contra Dilma, reage agora, e é carregado como líder pela mesma bancada peemedebista. Nisso teve o entusiasta apoio das legiões de Dilma Rousseff, e até do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, que deixou o cargo por um dia - apesar de seu empenho na batalha contra a zika e a dengue - para sufragar a causa do governo.

      Sem ajuste fiscal, e alegando 'falta de credibilidade', a Standard & Poor's rebaixa de novo Pindorama - aquela mesmo que, por primeira, nos retirara o selo de bom pagador em 2015 - empurrando para mais baixo a nota de crédito, que agora está a dois degraus do selo de bom pagador.

      Em frente do fórum da Barra Funda, em São Paulo, conforme documenta a Folha, onde o ex-presidente Lula da Silva prestaria depoimento - suspenso na vigésima quinta hora pelo Conselho Nacional do Ministério Público - se enfrentaram a turma da CUT e grupo crítico do ex-presidente e favorável ao impeachment. A vítima do embate foi o boneco Pixuleco, lapidado pelos sindicalistas. Havendo os simpatizantes dessa criação inflável tentado pô-lo de novo em condições, os bonés vermelhos, ironicamente, se lançaram contra o seu ídolo, que não desejam mais ver cheio de ares e de aparente vida. Nesse ínterim, interveio a força pública.

       Considerando que a proteção dada pela Força Pública de São Paulo, que tentava impedir o ataque a pedradas contra o Pixuleco, feria o seu direito de manifestar-se, o grupo sindical de simpatizantes lulistas, não trepidara em lançar-se contra a imagem do seu próprio havido grande líder.

       Tudo ocorria nas vizinhanças do Fórum de São Paulo. A suspensão do depoimento do ex-presidente Lula pelo MP determinada pelo Conselho Nacional do Ministério Público fora provocada pelo deputado petista Paulo Teixeira que ingressara com  o questionamento no CNMP.

        O que diz o promotor Cassio Conserino?  Não há ilegalidade alguma na atuação deles porque resolução do próprio conselho diz que poderiam investigar as suspeitas sobre o tríplex até o momento em que apresentariam denúncia, isto é, a acusação formal.

        Por outro lado, o Globo noticia que o caseiro do sítio de Atibaia, frequentado por Lula, forneceu à polícia o telefone celular de Cristiano Zanin, advogado do ex-presidente, como contato do proprietário do imóvel. De resto, para isso fora colocada, por especial cortesia da OI, uma torre para ligações de celular, nas cercanias do sítio de Atibaia.

        Mas as primeiras páginas não estampam só notícias ruins. Há também péssimas, como a vergonha que os cariocas (naturais e adotivos) devem sentir se turista argentina de 25 anos é atacada por ladrões na praia de Copacabana, na madrugada de ontem, e morre por covarde facada no tórax. O seu crime: passear com algumas amigas nas areias da Princezinha do Mar, em tardas horas.

        Por fim, a notícia boa. Faz tempo, a excessiva preocupação com a justiça exigia que os réus no Brasil só fossem presos se condenados em última instância. Esse jurisdicismo acabava descambando para a esdrúxula proteção ao acusado, mesmo que manifesto o próprio crime. O excessivo formalismo funcionava, ao cabo, como protetor, não da vítima, mas do criminoso.  Agora, por fim o STF acordou, decidindo que condenados devem ser presos após sentença confirmada em segunda instância e não apenas depois de esgotados todos os recursos judiciais.

 

( Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: