sábado, 26 de setembro de 2015

Visita do Papa aos EUA (IV)


                                                 

       O quarto dia nos Estados Unidos foi ocupado por Nova York. A jornada começou com o discurso na Assembléia Geral das Nações Unidas. Papa Francisco perante o plenário criticou a exploração dos recursos naturais do planeta, que no seu entender gera pobreza e desigualdade.

       Primeiro Pontífice a dedicar encíclica à ecologia, na ritual tribuna da Assembleia Geral, sentados à mesa o Presidente de turno, e o Secretário-Geral Ban-kimoun, enfatizou que o abuso e a destruição dos recursos naturais contribuem para ‘processo ininterrupto de exclusão’.

       ‘Os mais pobres são aqueles que mais sofrem os ataques por um triplo e grave motivo: são descartados pela sociedade, ao mesmo tempo são obrigados a viver de desperdícios e devem sofrer injustamente as consequências do abuso do ambiente. Estes fenômenos constituem hoje a ‘cultura do descarte’, tão difundida e inconscientemente consolidada.’

        Quanto à vindoura Conferência do Clima (COP-21), a realizar-se no fim do ano em Paris, disse Sua Santidade que acerca desse encontro sobre mudanças climáticas “alcance acordos fundamentais e efetivos.”

        Cumprida a obrigação ritual do comparecimento à Assembleia-Geral, que se abre em setembro para os discursos dos Chefes de Estado e de Delegação, Papa Francisco foi ao Memorial do Onze de Setembro, o Marco Zero. Levantado no local das antigas Torres Gêmeas, que o ataque terrorista de onze de setembro de 2001 pôs abaixo, o Memorial se afirma pela simplicidade da homenagem às três mil vítimas. Ali o Santo Padre, com oração em silêncio  - de pronto imitada pelos líderes de outras religiões – prestou o seu culto àqueles inocentes que tiveram ceifadas a própria existência pelos atentados do onze de setembro.

        O dia em New York compreendeu igualmente os passeios ao Central Park, e ao Madison Square Garden, onde rezou missa para cerca de vinte mil pessoas. Foi também ao Harlem, onde se encontrou com crianças e imigrantes latino-americanos, em escola católica.

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )

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