terça-feira, 15 de setembro de 2015

Bate - Pronto

                                        

Lula :  Vocação humorística ?

 
           Embora não tenha sido a sua intenção, causou mais do que estranheza a peremptória declaração de que a redução da nota (pela Standard & Poor´s) “não significa nada”. Pois não é que em 2008, quando era Presidente, ao ser elevada a nota do Brasil para nível de investimento, Lula comemorou ‘momento mágico' e ainda deitou a seguinte falação: “O Brasil foi declarado um país sério, que tem políticas sérias, que cuida de suas finanças com seriedade”.

          Talvez a única coisa que pudesse ter acrescentando, se mantida a estapafúrdia contradição na atitude, é que, como disse de Gaulle, o Brasil não é um país sério... Mas isso seria exigir demais do nunca dantes...

 
Bolivarianismo se autodestrói

 
           Ninguém engana ninguém. Segundo Nicolás Maduro, está em Bogotá a central que promove a guerra econômica contra o seu país. Então está explicado: o desabastecimento na Venezuela se deve às perfídias e maldades do governo colombiano.

           Por outro lado, Maduro não atende os telefonemas de Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai, que disso se queixou ao Presidente da Colômbia.

           Para Maduro, só parecem servir como mediador Brasil e Argentina, e não quer saber do Uruguai.

           Já para o Presidente colombiano, Juan Manual Santos, a revolução  venezuelana se está ‘audestruindo’. E acrescentou: “Não estou destruindo a revolução bolivariana. A revolução bolivariana se está autodestruindo, por seus resultados, não por causa dos colombianos ou do presidente da Colômbia.”

 

Levy ganha ‘upgrade’ no Governo Dilma

 
           Esta notícia de O Globo mostra dois fatos constrangedores.  O Ministro Joaquim Levy se sentia em posição desconfortável porque as suas advertências – a principal das quais se referia ao rebaixamento pela agência se mantido o orçamento com déficit – não tinham credibilidade com a Presidenta, mormente por serem rebatidas pelos experts Mercadante e Barbosa.

         Agora, Dilma está impressionada com o fato de que ele sabia mais da Standard & Poor’s do que os seus gurus, nos quais confiara cegamente !

            É difícil saber porque Joaquim Levy se esforça tanto em tentar mudar as dílmicas opiniões. Aí não se trata de saber. A presidenta prestigia a sua turminha, por mais ignaras que sejam as respectivas opiniões...

 
Impacto da Pauta-Bomba

 

             Está valendo tudo sob o regime Dilma Rousseff. A sofreguidão é tal de várias agências, que dá a impressão de que seguem a velha máxima “aproveitemos enquanto Brás é tesoureiro”.  Em tais condições, a ambição é tal que se tem a impressão de que se prevalecem de um regime em estertores (e portanto fraco) para conseguir ganhos absurdos, mas que acreditam permanentes.

              Pesquisa feita pelo Estadão nos fornece elementos que à primeira vista parecem brincadeira, mas o trágico é que são verdade. Aproveitam-se de uma Administração fraca e incompetente.

              Só alguns exemplos para que se tenha idéia de como está a coisa:

 
         -      Projeto que vincula os subsídios da Advocacia-Geral da União aos dos
               Ministros do Supremo Tribunal Federal. Custo estimado R$ 1 bilhão por ano!

          -     Projeto que eleva o piso federal com ações e serviços públicos de Saúde dos              
                atuais 15% sobre a receita corrente líquida para 18,7%:  R$ 270 bilhões (em  cinco anos )

 

(  Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: