quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Um Petista de Antigamente

                           
                                
         O advogado paulista Hélio Bicudo, de 93 anos, valendo-se do direito de cidadão de apresentar pedido de impeachment, submeteu nesta terça-feira, dia 1º de setembro, documento nesse sentido à Câmara de Deputados.

          Por causa de seu estado de saúde,  protocolaram  a petição  a filha do jurista e fundador do Partido dos Trabalhadores, Maria Lúcia Bicudo, e a advogada Janaina Paschoal.

         Consoante aduziu sua filha, a iniciativa partiu do pai e não tem relação nem com partidos políticos, nem com grupos a favor do impeachment.

         Na sua fundamentação, o Dr. Bicudo assevera que o país está “mergulhado em profunda crise” e que a atual situação econômica é, na verdade, uma crise moral.

         Esse varão de outros tempos, conhecido pela coragem e honestidade, argumenta, outrossim, que a presidente cometeu crime de responsabilidade e elenca, entre outros motivos para o seu afastamento, as chamadas ‘pedaladas fiscais’ (manobras para adiar pagamentos e usar bancos públicos para cobrir as dívidas), assim como se reporta aos elementos trazidos pela Operação Lava-Jato.

         No PT, Hélio Bicudo foi deputado federal (1991-1994) e vice-prefeito de Marta Suplicy (sem partido-SP) (2001-2004).

          Em 2005, no auge do Mensalão, deixa o Partido dos Trabalhadores.

          Em homenagem ao Dr. Hélio Bicudo, e ao seu passado de lutas dentro de partido que se acreditara então viesse trazer, através do próprio aguerrimento e zelo, um novo porvir à política brasileira, creio que seria inadequado pelo abismo que hoje o separa do comando do petismo hodierno estender-me em mais considerações.
          Esse assinalado advogado e político, para sua honra e memória, faz  parte de outra época, que nada tem a ver com a que hoje deparamos.
 
          Hélio Bicudo é um autêntico varão de Plutarco.

 

( Fonte:  Folha de  S. Paulo )

Nenhum comentário: