segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Notícias direto do Front


                                  

O drama da orla



         Mais um fim de semana quente no ‘inverno’ carioca. Uma determinação judicial de que os ‘dimenores’ só podem ser detidos se realizarem atos criminosos na Zona Sul, impossibilitou a ação da Polícia Militar, que pretendia adotar medidas preventivas para evitar o fluxo de jovens do subúrbio às praias.

O Secretário de Segurança em nota assinalou que a PM ficou impedida de agir. É de esperar-se que se encontre uma solução, eis que as praias abertas para a turma que vem dos subúrbios tenderá a agravar os efeitos de uma delinquência fora de controle. É a seguinte a nota : “ Está sendo cumprida a ordem judicial, após ação impetrada pela Defensoria Pública, que proíbe a PM de abordar e apreender jovens que não estejam cometendo ato infracional: “Ordem Judicial se cumpre. A Polícia Militar perdeu a prerrogativa da prevenção. Só pode agir depois do ocorrido.”

           O Globo em reportagem de primeira página mostra as condições em que se utilizam dos coletivos as hordas que baixam para as praias – não costumam pagar a passagem, incomodam e põe mesmo em risco a segurança de passageiros, além de fumarem no interior do coletivo, e depois passarem para a maconha. Na volta, ônibus da linha 474 Jacaré – Jardim de Alá foi atacado por moradores de Copacabana, em ação combinada nas redes sociais. Sendo indiscriminada a investida, pagam os justos pelos pecadores, e há fotos de jovens saltando apavoradas do ônibus, diante da gritaria dos atacantes de que ‘é tudo ladrão’.

            A determinação da Justiça, que respalda os direitos humanos, causou perplexidade na P.M.

                                      
O Partido Syriza, de esquerda, vence na Grécia

 

     O grêmio político de Alexis Tsipras obteve a maioria parcial, com 35,5% dos votos. O segundo colocado na votação foi a Nova Democracia, de centro-direita, com 28% do total.

     Com a vitória, e as condições legislativas especiais para os vencedores na República Helênica, a expectativa é que o Syriza conquiste 145 das trezentas cadeiras do Parlamento.  Estima-se que Tsipras negociará a coalizão com o pequeno partido de direita, Gregos Independentes, que deve colher dez assentos na Assembleia.

       François Hollande, o presidente da França, considerou a vitória “um importante desfecho para a Grécia, que agora passará por um período de estabilização com sólida maioria. Em visita ao Reino do Marrocos, Hollande prometeu visitar a Grécia em breve. E numa mensagem para Bruxelas, disse que ‘a Europa deve ouvir os gregos’.

 

A Visita do Papa a Havana

                   

               O Papa Francisco, como é seu hábito, conquistou o povo cubano. Foi recebido no aeroporto pelo Presidente Raul Castro, oficiou missa com a entusiasta presença dos populares cubanos. O próprio Presidente fez questão de assistir ao ato religioso.

               Ontem, conforme noticia O Globo, o Papa se reuniu a portas fechadas e por 40 minutos com o ex-Presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro.  Este último teve encontro definido pelo porta-voz vaticano como ‘tranquilo, fraternal e amigável’.

                Foram dados como tópicos tratados na conversação ‘meio ambiente e temas internacionais’. Ao final, o Papa Francisco e o líder Fidel trocaram presentes. O Pontífice presenteou Fidel com exemplar de sua encíclica sobre o meio-ambiente “Laudato si”, exemplare da exortação apostólica “Evangelii Gaudium” e dois livros  de Alessandro Pronzato, especialista em catequese e na Bíblia. Por sua vez, Fidel  deu ao Papa exemplar de “Fidel e a Religião”, livro lançado em 1985  com série de entrevistas dadas por Fidel a Frei Betto, adepto da Teologia da Libertação e um dos responsáveis pela abertura de Cuba à religião, na década de oitenta. A dedicatória subscrita por Fidel: “Para o Papa Francisco por ocasião de sua fraternal visita a Cuba. Com admiração e respeito do povo cubano.”

 

( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: