segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Por que não reage a torcida vascaína ?


                                
           Senhor Presidente Eurico Miranda,

 

           Não é de hoje que se deteriora a situação do futebol no Clube de Regatas Vasco da Gama. Surpreende, no entanto, essa atitude quase de indiferença, caracterizada por total falta de reação, como se o que está acontecendo com o time da Colina fosse coisa normal, de todo dia.

           Na verdade a decadência não é só do Vasco da Gama, mas também de outros clubes cariocas. É de notar-se que no ano passado o Botafogo de Futebol e Regatas, outro time grande do Rio de Janeiro, também foi parar na Segunda Divisão.

           Sem embargo, qualquer um terá dificuldade de entender que uma equipe com as tradições do Vasco se encontre na situação mais do que lamentável, vexaminosa que ora mais que o caracteriza, o marca como uma equipe sem técnica, sem brio e sem raça, que parece marchar em ritmo acelerado para o retorno à Série B, de onde não deveria ter saído, se o seu projeto era esse.

            O que trouxe a volta de Eurico Miranda ao Vasco? De que nos valeu darmos o bilhete azul a Roberto Dinamite? Se a festiva posse do velho líder no C.R.V.G. foi momento de catarse importante, tanto que deu a impressão de que as coisas e sobretudo o espírito, a seriedade, a confiança e o orgulho na tradição vascaína iriam por certo levar o nosso chamado Gigante da Colina a novos tempos, de alegrias para a nossa ainda grande torcida. E lá compareceu uma plêiade de vascaínos ilustres que tinham vindo não por acaso, mas movidos pela esperança e, por que não dizer, pela quase certeza de que com a posse de Eurico Miranda no Vasco as coisas iam melhorar de fato e de direito.

           A conquista do Campeonato Carioca foi recebida com júbilo e com maior alegria ainda pela circunstância de que o caneco foi arrancado de nosso grande rival. Representou um selo de importância, por mostrar da aparente progressão do time, e que por fim púnhamos termo a um longo jejum em partidas contra o Flamengo de Futebol e Regatas.

          Os meus anos que já são longos não me fazem esquecer os oito anos em que a equipe cruzmaltina sempre superou o rival Flamengo.  Um dia essas coisas terminam. Pena que tenham sido em partida mal arbitrada, em que o Vasco foi tungado. Mas o CRVG continuou a ser um grande time, e um dos maiores do futebol carioca.

         Mas não nos percamos em rememorar o passado. Temos que lidar com o presente e ele, ao invés de realidade, tem ares de pesadelo. Quando imaginar se poderia que o Vasco terminaria o turno como o lanterna da Série A, com treze pontos, três vitórias em dezenove partidas, quatro empates e doze derrotas, exibindo a pior artilharia do campeonato e a defesa mais vazada com 31 gols contra (os penúltimos, Flamengo e Avaí tem 28 gols contra). O atual líder e campeão do primeiro turno, é o Corinthians tem  quarenta pontos. Nenhum atacante do CRVG se acha entre os principais artilheiros, que são onze jogadores.

          Presidente Eurico,

          O senhor tem trocado muito de técnico, mas infelizmente deveria pensar em melhorar a técnica de nossos jogadores. Estamos com um time muito medíocre e não é sem razão que ele está na rabeira (os quatro atuais no quarteto maldito, destinado à retrocessão  são Goiás (19 pontos), Curitiba (dezoito) e Joinville (dezesseis). Como nos mostra o quadro evolução do jornal O Globo, o Vasco começou em 13° lugar, caíu para a área de retrocessão na 4ª rodada, na quinta passou para o 17º lugar, na sexta, para o penúltimo e por fim, na 8ª rodada começou a ficar em último, a que voltou na 18ª e na 19ª. No computo geral, o Vasco permaneceu no Z-4 por dezesseis rodadas.

        Portanto, Presidente, a permanência do CRVG na rabeira do campeonato juntos dos piores times não é nenhum acidente.

        É mais do que tempo de que o senhor olhe com outras vistas o mediocrérimo plantel do nosso Vasco. Não vou negar que há bons jogadores, mas eles são muito poucos, e mesmo um ótimo goleiro, com essa defesa e esse ataque, está destinado a ser vazado.

         Quando Ronaldinho Gaúcho bateu à porta do Vasco da Gama, é indescritível o tratamento que o senhor deu a tal oportunidade. O Vasco é um time que para pensar em safar-se da Segundona carece de sacudir esse plantel desmotivado e desmoralizado.  Precisamos de sangue novo. Se foi para isso que hoje vemos, por que o senhor resolveu voltar à presidência do time cruzmaltino, lamento dizer que não faria diferença ao time se tivesse conservado o seu antecessor.

         Presidente,

         O senhor terá bem consciência de que não se pode continuar no ramerrame da mediocridade. De nada serve mudar de técnico, se uma equipe desse nível, que dá os espetáculos penosos com que nos presenteou nos últimos jogos, onde a nossa taça de amargura foi até à lia, for mantida.

         Se o senhor quer que essa estória acabe de forma honrosa para o Vasco, não pode mais desperdiçar tempo. Olhe para os outros times que estão nos lugares da Libertadores, e daqueles que se acham na primeira metade dos vinte. Até o Flamengo, cuja diretoria dispensou muito mais atenção à contratação de bons jogadores, se acha em 13º lugar, a quatro posições do quarteto final.

        E a torcida confiou no Senhor, e gostaríamos muito  que consiga desfazer os nossos temores, porque chega de humilhações ao Vasco. Voltar à Segunda Divisão depois dessa passagem na Primeira, eu não quero nem imaginar.

        Presidente, o senhor ainda tem tempo para dizer ao que veio. Mas é pouco e a torcida tem pressa.  

        Mui Cordialmente,

 

       Mauro Mendes de Azeredo

Nenhum comentário: