quarta-feira, 19 de agosto de 2015

As Façanhas de Putin

                                           
  

     Vladimir Vladimirovich Putin tem um fraco pela exibição física e desportiva. O leitor do blog já se terá dado conta desta sua peculiaridade. Líder autoritário, preza um certo exibicionismo que acredita calhe bem para o seu eleitorado. No passado, terá seguido como modelo il Duce, Benito Mussolini, que também acreditava em transmitir imagem de atlético modelo masculino. O exemplo a tal propósito que vem à memória é a encenação pelo ditador fascista da chamada  bataglia del grano[1], em que foi filmado com  o torso nu, supostamente empenhado no esforço nacional da colheita do trigo.

        Putin tem várias recaídas nesse campo, e a última está na Crimeia, província recém-arrancada da vizinha Ucrânia. Entrou em batiscafo – um minissubmarino – e desceu 83 metros ao fundo do Mar Negro, para ‘inspecionar’ os recém-descobertos restos de naufrágio (épaves) de nave bizantina afundada no século IX.

       Desejando dourar a pílula da façanha turística, o presidente falou pelo rádio com o seu Primeiro Ministro, Dmitri Medvedev, que, por via das dúvidas, se quedou na superfície:

        “Esta descoberta do navio deve jogar luz sobre a história de nosso país. Você deveria ter-me acompanhado, é fantástico.”

         Em terra firme, o esperava na volta um corajoso jornalista, que lhe perguntou sobre a pertinência de gastar dinheiro público nesse projeto, com a economia russa em  crise.  Gospodin presidente, que não terá apreciado a audácia, alegou a propósito que a iniciativa atrairá investidores para a exploração do local.

         Talvez o homem forte da Rússia acredite valer-se do vigor físico e das façanhas atlético-desportivas para transmitir a seu povo quão válido e corajoso é o seu chefe. Essa necessidade não faz esquecer que ele foi escolhido pelo círculo de próximos de Boris Yeltsin, justamente pelo precaríssimo estado físico de seu antecessor.

         Através desse ritual, pensa transmitir ao russo comum que,  no Kremlin,  reside que não tem medo de desafios físicos, como mergulhar e nadar em lago gelado da Sibéria,  cavalgar com o torso nu (o cavalo é sempre branco), andar de motocicleta e voar de ultraleve... Em uma dessas proezas, talvez a última, acabou no hospital. O acidente, como parece óbvio, não foi objeto do noticiário.

         Segundo foi verificado, Vladimir Putin é homem de baixa estatura. Não é necessário muito estudo do Dr. Sigmund Freud para alvitrar que esse exibicionismo físico funcionaria como uma espécie de compensação para alguém que, pessoalmente, não infunda a impressão que ele apreciaria ter nos demais mortais.

         No passado, essa deficiência física seria compensada pela preferência do soberano pela montaria eqüina. Assim, um rei de França, em fins do século XV, ao ensejo de liderar invasão da Itália (na época, apenas expressão geográfica) impressionaria o povaréu, ao desmontar, pela sua baixa estatura. É por isso que descer de cavalo imponente nem sempre é procedimento aconselhável para os conquistadores...

 

( Fonte:  O  Globo )



[1] A batalha pelo trigo.

Nenhum comentário: