quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Notícias direto do Front

                                   
O ISIS e as mulheres

 
                O Exército Islâmico, que alega basear-se no Alcorão, introduziu a escravidão sexual nas terras conquistadas do Iraque e da Siria.

                 A suposta lei corânica determina que os combatentes islâmicos  podem escravizar as mulheres residentes em territórios de que o E.I. se tenha apossado pelas armas.

                  Nessas terras, fundados no livro do profeta Maomé, o exército islâmico vencedor se apossa dos bens e das mulheres da nação vencida. O tratamento que lhes é dado se assemelha aos semoventes (gado, v.g.), eis que passam à posse dos soldados do ISIS.

                  Segundo se observa, seria um atrativo suplementar para as formações armadas do Califa al-Baghdadi.

                   Sempre consoante a lei islâmica, mesmo que o soldado do ISIS já seja casado, isto não será empecilho. Segundo a lei do Profeta – que ainda é seguida em muitos países islâmicos – o homem pode ter quatro esposas (não estão incluídas as concubinas).

 
Periga o Acordo Nuclear com Teerã

                   
                  Pelo visto, a frenética campanha de Benjamin Netanyahu  contra o acordo do Ocidente com Teerã está provocando desfalques importantes no Senado americano. É conhecida a resistência do GOP ao acordo. Agora, as coisas se complicam porque um influente Senador democrata, Charles Schumer (por New York) recentemente adiantou seu voto contrário ao Acordo Nuclear.

                  Como se sabe o Presidente Barack Obama não mais tem maioria no Senado Americano.  Com a dissidência de Schumer,  as coisas ficariam mais fáceis para o GOP denegar a aprovação do Senado. A preocupação cresce se o Tratado Nuclear tão dificilmente concluído com o Irã não lograr a aprovação do Senado americano.  

                  A única esperança de Obama seria que tal denegação fosse por margem estreita. No entanto, se a maioria for maior, seria à prova de veto presidencial, o que implicaria num claro retrocesso na política nuclear internacional.

                   Netanyahu, com a sua política contra os palestinos e, na prática, tendente a  crescente marginalização da Autoridade Palestina, só pode contribuir para o agravamento das relações com o mundo árabe.

                   Se a sua visão retrógrada também passar a ditar a norma para as relações com o Irã (no caso, as não-relações), se obterá um resultado contrário ao que foi negociado com tanta habilidade pelo Ocidente e o novo governo iraniano.  Quem celebrará tal fracasso serão certamente os radicais em Teerã.

 
Carter,  o paladino dos direitos humanos.

 
          O presidente Jimmy Carter é um desses raríssimos exemplos de mandatário americano de um só mandato que continuou a sua frutífera obra em prol da paz internacional, que é o principal mérito de seu quadriênio.

          Derrotado por Ronald Reagan sobretudo por causa do affaire dos reféns da Embaixada americana em Teerã, os quais não pôde libertar pela negação dos ayatollahs, que preferiram conceder-lhes a liberdade através do futuro presidente, Carter dedicou o restante de sua atividade ao trabalho incessante pelos direitos humanos.

          Agora,  após uma operação no figado e a descoberta de que o mal já se alastrara a outros órgãos, Carter veio a público e declarou: “Uma cirurgia recente no fígado revelou que tenho câncer, que agora está em outras partes do meu corpo.”

           Segundo a CNN, a família de Carter tem histórico de câncer no pancreas. O irmão do ex-presidente e suas duas irmãs morreram de câncer, assim como seus pais.

 

( Fontes:  Folha de S. Paulo,  O  Globo, The New York Times, CNN )

Nenhum comentário: