domingo, 2 de agosto de 2015

Colcha de Retalhos C 29

                                     

 
Disputa pela candidatura democrata

 

          A grande favorita da nomination para ser a candidata do Partido Democrata a Presidente pode encontrar um rival de peso para contestar-lhe a preferência partidária. Joe Biden, o vice-presidente havia sido antes falado como concorrente, porém a grande vantagem de Hillary Clinton nas pesquisas de voto o tinha na aparência dissuadido.

          No entanto, as inúmeras cascas de banana que tem sido lançadas contra Hillary – e dentre essas há o caso dos e-mails particulares quando ela foi Secretária de Estado – apesar de faltos de substância, vão jogando dúvidas nos eleitores quanto à posição da esposa de Bill Clinton.

           Será contando com os efeitos dessa aliança de “amigos” dos Clinton – referi em outro blog observação de Michael Tomasky[1] (que é pró-Hillary) acerca de dúbios artigos e reportagens do jornalão New York Times contra Hillary e até seu irmão – que o Vice-presidente Biden está matutando sobre a possibilidade de entrar na arena, caso Hillary se enfraqueça nas pesquisas por causa da dita campanha.

          Os Clinton, originários do pequeno estado de Arkansas, nunca tiveram a vida fácil no que toca à grande imprensa do establishment nova-iorquino. Quando da candidatura de Bill Clinton à Casa Branca, levantaram o suposto escândalo de Whitewater em reportagem investigativa do Times que consumiu milhões de dólares do contribuinte (até um promotor especial – Ken Starr – foi inventado), e por fim deu em nada.

          Agora há também conversas sobre a candidata e o dinheiro em espécie dos Clinton (Clinton Cash).

           Os ‘defeitos’ de Hillary são conhecidos: popular, tem grande experiência administrativa e política, é carismática, liberal-progressista e seria a primeira mulher a exercer a presidência.

            Com tantas ‘desvantagens’ na pré-candidata, o simpático Joe Biden - que é mais conhecido pelo seu lado caricato, pelas suas mini-gafes e outros tropeços verbais – semelha disposto a tentar a sua chance...

 

Cunha quer acionar na Justiça Dra. Catta Preta

 

              O Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou ontem, segundo refere O Globo, que determinará à Procuradoria Parlamentar que acione a advogada Beatriz Catta Preta na Justiça. O escopo da interpelação judicial visa a que a penalista esclareça  que tipo de ameaça teria sofrido da CPI da Câmara.

            Segundo  aduziu  o Deputado Eduardo Cunha : “A sua acusação atinge a CPI como um todo, e a Câmara como um todo, devendo ela esclarecer ou ser responsabilizada por isso. Determinarei à Procuradoria Parlamentar da Câmara que ingresse com a interpelação judicial semana que vem, independente da CPI.”

 

Líderes na Câmara rejeitam afastamento de Cunha

           

           A Folha de S. Paulo, em matéria de primeira página, refere a posição das maiores bancadas: elas defendem que o Presidente Cunha fique no cargo ainda que se torne réu. Este é o sentir da maioria dos deputados federais que lideram as bancadas de  seus partidos na Câmara.   

           Como se sabe, alguns deputados  têm pedido o afastamento do Presidente Eduardo Cunha do comando da Casa.  No entanto, líderes de dez bancadas, que somam 294 deputados (57% da Câmara) defendem que Cunha se mantenha no cargo mesmo que vire réu do STF na Lava-Jato.         

           Só são favoráveis ao afastamento de Cunha se se tornar réu na Lava-Jato, o PPS (onze deputados) e o PSOL (quatro deputados). Os demais ou não opinam PSDB, DEM, PDT, PROS, PP e PTB, ou são contrários: PMDB, PT, PRB, PR,PSD, PSB, SD, PV e PSC.

 

Renato Duque será o próximo delator premiado?

 

           Dito próximo a José Dirceu, e único (salvo erro ou omissão) dos presos na Operação Lava-Jato a obter habeas corpus do Supremo – posto que mais tarde a sua prisão tenha sido confirmada pelo juiz Sérgio Moro - o ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque (indicado pelo PT ao cargo na Petrobrás) contratou na última sexta-feira o escritório do advogado Marius Arns, de Curitiba, para negociar com o Ministério Público Federal (MPF) os termos de um acordo de delação com a Justiça.

           Há grande expectativa com essa disposição de R. Duque, dados os seus inúmeros laços com o Partido dos Trabalhadores.

           Nesse contexto, é importante ter presente o que hoje escreve na sua coluna Merval Pereira:  “A negociação que está sendo feita pelo ex-diretor da Petrobrás Renato Duque, homem de confiança do ex-ministro  todo-poderoso José Dirceu, confirmada por seus advogados, é a que mais se aproxima do PT (meu o grifo). Enquanto permanece a possibilidade de o ex-diretor da empreiteira OAS Leo Pinheiro realmente fechar um acordo com o MPF para uma delação premiada em que a figura central seria o ex-Presidente Lula (meu o grifo). Como se sabe, o envolvimento de Leo Pinheiro foi aludido em reportagem de capa da revista VEJA da semana passada, e permanece pendente da formalização da iniciativa de Leo Pinheiro. Como não há dúvida de que o ex-Presidente Lula da Silva é a figura central dessa possível démarche, tudo dependerá se Leo Pinheiro confirma ou não o que é referido na imprensa.

 

( Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo, coluna Merval Pereira )



[1] Em artigo na New York Review of Books.

Nenhum comentário: