sábado, 8 de agosto de 2015

A Presidenta nas Cordas ?

                                          

           Quando se entra em processo político como o que ora atravessamos, não sei se será prudente afirmar que já se atingiu o pior momento. Esta crise que despencou sobre nós, ela não é só do governo Dilma, mas também do regime do PT.

           Há demasiadas trevas que carecem de ser dissipadas, e aqueles que se apressam em aparentar uma equanimidade de que por muito ignoraram, não tem autoridade de reclamar paz para a qual não deram contribuição alguma.

           Dilma se dispôs a responder aos questionamentos que chovem sobre a sua administração, e para tanto correu às lonjuras de Roraima, em reunião adrede preparada, no extremo norte do Brasil, em Boa Vista, em mais uma distribuição de moradas do programa Minha Casa Minha Vida.

           Se nos grandes centros do país, os seus oito dígitos de aprovação  não aconselham decerto arrostar as forcas caudinas da soberania popular, cabe perguntar o que significa transmitir para os grandes e pequenos centros desses imensos Brasis que ora ruidosamente a rejeitam em qualquer aparição, mesmo na telinha da tevê.

           Ela está nos páramos já enfrentados por dois predecessores seus – que como fantasmas ainda assombram alguns espaços públicos.  E o que o Jornal Nacional nos transmitiu faz pensar.

           Não é decerto mais a sorridente Dilma a receber o aplauso de multidões, nem o ríspido virago a contrariar assertivas do adversário, com a arrogância dos nobres pré-revolução francesa.

          Ora tudo mudou. Deparamos mulher emagrecida pela crise cruel, no gesto transtornado a angústia de noites maldormidas, assombradas por gente antes desconhecida ou desimportante.

           Ela chegou com cerimônia, gente e discurso prontos. Que ela compareça à telinha de uma tal distância, valendo-se de sorridente entorno que é o contrário de o que a espera nos grandes centros citadinos.

           À primeira reação, diante de um ser humano encolhido e maltratado pelas peripécias de um drama ainda não resolvido, o coração se aperta. Se não é um fantasma, é uma aparição de quem sofre a chamada peripeteia, aquilo com que os gregos antigos se serviam para descrever uma reviravolta do destino.

            O seu criador recomendou que assim fizesse. E ela obedece.  Talvez até se arrependa de ter-lhe barrado o caminho, e reivindicado o direito de reeleger-se. O mar então estava tranquilo.

            Dilma terá pensado que o segundo mandato seria como o primeiro.  Hoje, com todas as suas menções aos padecimentos da revolucionária, das torturas que sofreu, e não obstante cá está, não mais funciona como na sua segunda campanha para a reeleição.

           Então arrotava segurança, desfazia de seus adversários. De Marina,  bastou cortar-lhe o direito de contestar as mentiras. De Aécio, foi um pouco mais difícil, mas deu pro gasto.

           Agora, a fonte secou. A festa acabou. E fantasmas do passado vão saindo de seus tugúrios.

           Agora, ela torce as mãos, tem o rosto emagrecido, e a expressão angustiada.

           No entanto, agora as emoções não são mais como antes. Além de Roraima, ela vê expressões duras, distantes, desconfiadas, detestáveis mesmo.    

( Fontes:  Rede Globo, Folha de S. Paulo, Carlos Drummond de Andrade )

Nenhum comentário: