sábado, 26 de março de 2016

Salve Dunga!


                                    

       O jogo começou muito bem e acabou bastante mal. Em quarenta segundos, o Brasil já tinha feito um gol (Douglas Costa em grande jogada de William), e o segundo viria aos  26 minutos, com Renato Augusto.

       No entanto, o primeiro tempo não terminaria com dois a zero, porque uma falha de David Luiz permitiria a Cavani marcar aos 31.

       No segundo tempo, o match mudou de feição, com mudanças táticas de Oscar Tabárez.  E o gol do empate tardaria dois minutos, com o craque mordedor Suárez marcando.

       Na zaga, David Luiz continuou a mostrar insegurança. Alisson salvou por milagre outro gol de Suárez.

       Neymar encontrou novamente jeito de ganhar o enésimo cartão amarelo, o que vai retirá-lo do jogo difícil ( e põe difícil nisso ) com o Paraguai, lá na casa deles.

       Por falar em Neymar, não é que Dunga revisita momentos de África do Sul? Resolveu tirar Neymar de sua posição (em geral desestabilizante para o adversário da vez) de atacante, para colocá-lo... como meia armador, cousa que ele não é no Barcelona, nem nunca foi no Santos! O resultado vai ser, por certo, aquele que seria de esperar... Que melhor presente se poderia fazer para os adversários que recuar Neymar que não é mais de ponta-de-lança?  Só a inventiva do medíocre Dunga poderia vir com esse truque desestabilizador... mas para o Brasil, que apaga, para conveniência do adversário da vez, o nosso único grande craque, como é que fica?

       Por falar em Neymar, ele deveria ser mais Pelé e menos Gerson (aquele que quer levar vantagem em tudo). Ultimamente, fazendo fouls feios joga fora o seu futebol de craque, e faz o jogo dos adversários, colecionando cartões amarelos para ganhar o dúbio proveito dos longos descansos das suspensões...

       David Luiz me faz pensar em Tiago Silva, que o grande Dunga resolveu barrar, tanto na sua liderança na equipe, quanto das partidas (Neymar não tem idade, nem personalidade para ser capitão). Tudo isso é muito bom para o time adversário - o grande técnico Filipão não contou  com o zagueirão Tiago Silva, suspenso em  jogada suspeita para o jogo em Belo Horizonte (lembram-se?).

       Que o grande Dunga me perdoe, mas personalidade a gente mostra escolhendo os melhores jogadores, e não aquelas mediocridades que o fazem relembrar talvez um jogador de defesa do passado... Eu ainda não me esqueci da política Dunga de prestigiar não os melhores, mas a turma dos esforçados...  Assim, quando o Brasil começou a tropeçar com a Holanda naquele mundial, e, ao ter um jogador expulso (corretamente), e o Dunga olha para o banco de reservas, a fim de proceder as mudanças indispensáveis, ali só vai encontrar os que escolheu, jogadores sem técnica e sem brilho - em outras palavras, o banco estava tecnicamente vazio, e quem agradeceu foi a Holanda, que ganhou o jogo...

         Portanto, além de surpreender-nos e trazer de volta o beque Tiago  Silva para a seleção, que tal dar uma chamada no Neymar - e lembrá-lo que ele está na seleção para jogar e não para colecionar cartões amarelos... Não seria, outrossim, de todo mau que o técnico o colocasse de volta no papel que o projeta para o futebol - fazer gols desestabilizantes, o que é próprio do atacante (só alguém com Q.I. muito baixo tenta tirar craques dos seus papéis habituais, e experimentá-los em outros)...

       Que traga Tiago Silva de volta à seleção. Talvez os dois (ele e David Luiz) voltem a ser a grande zaga da Copa das Confederações, quando David Luiz até salvou gol em cima da linha...

 

( Fontes:  Rede  Globo e O Globo)    

Nenhum comentário: