sexta-feira, 11 de março de 2016

Celeuma sobre Prisão Preventiva


                     
        Negativas as primeiras reações do mundo político e jurídico ao pedido do Ministério Público de São Paulo de prisão preventiva de Lula, a que não foram favoráveis.  

        Com viés negativo, os jornalões noticiam. A Folha, já nos subtítulos, alude à defesa que "critica parcialidade", assim como refere "juristas veem fragilidade na ação". Por sua vez, O Globo vai além, eis que no cabeçalho, após "MP pede prisão de Lula" insere na linha abaixo "oposição sugere cautela".

        Por sua vez, nos subtítulos, após 'Promotores alegam incitação à violência', acrescentam mais dois e com viés negativo: "Defesa condena 'espetaculo' e argumentos frágeis",  "PSDB critica falta de fundamentos e vê medida extrema".

        E, no entanto, nos deparamos com decisão corajosa do MP de São Paulo, que tem trabalhado bastante para afastar as diversas tentativas de mascarar os reais proprietários da cobertura do Guaruja. Por outro lado, Lula tem tentado contestar em altas esferas a iniciativa do MP de São Paulo, que também enfrentou resistências internas para levar avante a ação. Chegou inclusive a recorrer, através de seus advogados, ao Supremo.

        Os promotores fizeram um trabalho consciente, desvendando inclusive escritas que desmentem que Lula não seja o proprietário tanto em Guarujá quanto do sítio em Atibaia.

        Por outro lado, Lula está longe de ser o 'coitadinho' que deixam entrever algumas fontes.

        Parece-me além disso rescendendo a chavismo o 'estado de alerta' em que militantes afirmam que pressionarão juíza.

        Que não pensem os da CUT, com os seus ridículos bonés vermelhos, que estão na Venezuela. Vejo que as fontes do PT e as oficiais - sem mencionar os inseguros tucanos - que juiz não se pressiona.

        Que estória é essa de ir ao prédio do Tribunal de Justiça "para pressionar a juíza Maria Priscilla a não aceitar o pedido de prisão preventiva" ?

        Aqui não temos milícias,  senhores sindicalistas da CUT, e muito menos estamos na Venezuela. Nem sequer se brinca de tentar intimidar juízes, para buscar forçá-los a tomar decisões em favor de seu protegido.

        Veem agora, os colunistas de turno, todos os defeitos na petição dos promotores de S. Paulo, que desde muito vem lutando contra ações, essas realmente temerárias, como a defraudação dos que tinham em boa fé contribuído para ter a casa própria. A maneira com que os defraudou a entidade dominada pelo PT - um dos seus prepostos Vaccari Júnior - não suscitou a onda de protestos que agora se apressam em criticar, sob o efeito manada - a iniciativa dos promotores Conserino e Blat.

           Em todos os movimentos de opinião pública,  máxime aqueles que tiveram êxito, a inação ou a consulta a demasiados harúspices para saber se é ou não a hora da ação, é procedimento timorato, que a História condena.

            Pergunto-me se na terra que eles buscam imitar tantas atenções são dadas para levantar com afinco e perseverança os elementos de prova que  os infratores e seus poderosos cúmplices tratam de apagar ?

            E além de, nervosos, verem 'medida extrema' e 'falta de fundamentos', já acaso pensaram os tucanos em afastar a turma da CUT, travestida de milícia, com o intúito de pressionar a juíza na própria sede do Tribunal de Justiça de São Paulo ?

            Isso aqui não é Venezuela, minha gente, e nem se fale de pressionar a juiza!  

        

( Fontes: O Globo e Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: