quarta-feira, 9 de março de 2016

A Mensagem das Primárias


                                  

       Hillary Clinton, nos democratas, e Donald Trump, nos republicanos continuam a coletar delegados em maior número de que seus adversários.

       Hillary ganhou com grande vantagem no estado sulista de Mississipi, a ponto de contrabalançar um inesperado tropeço em Michigan, onde o adversário Bernie Sanders logrou um upset (vitória inesperada), devido em grande parte ao apoio dos eleitores jovens (mais de sessenta por cento). Por causa do número de delegados que arrebatou no Mississipi, Hillary continua, no entanto, a distanciar-se de seu rival, o Senador por Vermont.

       Por outro lado, a união contra Donald Trump continua a negar fogo. Quebrando uma incipiente reação, Ted Cruz decepcionou  em  Michigan, Mississipi e também nos caucus do Havaí (todos levantados pelo front-runner Trump). Sem embargo,  o Senador pelo Texas ganhou em Idaho, e tirou o segundo lugar em Michigan e Mississipi.

       Para assegurar a nomination antes da Convenção em Cleveland, em julho, Trump precisaria vencer na Flórida e em Ohio. Nesses dois estados, enfrenta os favourites sons (filhos diletos) Marco Rubio e John Kasich, que estão ambos pela bola sete. Se derrotados em seus estados, normalmente Rubio e Kasich não mais terão condições de continuar na corrida.  Sobraria apenas  Ted Cruz para defender as cores da hierarquia (ainda assustada com o avanço de Trump). Haverá possibilidades para o senador pelo Texas se Trump chegar à Convenção republicana, este ano sediada em Cleveland, ainda sem o número necessário para ter nas mãos a nomination. A hierarquia teria então a ocasião de tentar recorrer às suas últimas cartas contra um nominee que ela julga pernicioso para os interesses do GOP.

        Nesse caso, a hierarquia do Grand Old Party - que teme a candidatura de Trump sobretudo pelos seus efeitos colaterais no restante da campanha - tudo fará para lograr substituir o maverick (independente) Donald Trump por alguém com mais trânsito nas estruturas partidárias. O medo dos cartolas republicanos está basicamente em perder a presidência contra Hillary e, de cambulhada, também a maioria no Senado (sem falar nas governanças estaduais). Mas esse efeito Trump às avessas poderia estar sendo hipertrofiado nas suas eventuais repercussões negativas.

        E nada como uma eventual vitória deste candidato à revelia do establishment para mostrar aos grandes do partido as irresistíveis qualidades de Donald Trump, e, dessarte, trazê-los de volta ao aprisco...

 

( Fonte: The New York Times )

Nenhum comentário: