quarta-feira, 16 de março de 2016

Hillary X Trump ?

            

        As primárias de ontem reforçaram as posições dos dois front-runners para a nomination nas respectivas Convenções.

        Hillary Clinton dominou quatro primárias (Florida, com 65%; Illinois (51%); Carolina do Norte (55%) e Ohio (57%), com provável vitória em Missouri (50%), enquanto Bernie Sanders, apenas no Missouri teve desempenho que ameaça Hillary, com 49%.

        Dessarte, o total de delegados até agora de Hillary é de 1094, enquanto o de Sanders, é de 774.  Se Hillary confirmar a vitória em Missouri, o desafiante Sanders perde o momentum (velocidade inercial) e se lhe torna cada vez mais difícil - assim como foi para Hillary diante de Barack Obama - entreter chances de ainda concorrer na Convenção de Charlotte, N.C.

        Por sua vez, no campo republicano, apesar de todo o ranger de dentes da alta hierarquia do GOP, o desafiante Donald Trump continua levando vantagem sobre os demais contendores.

        Marco Rubio, antes o favorito da hierarquia, foi humilhado no seu estado natal por Trump que o venceu na Florida  por 46% contra 27%. Rubio assim se despede da competição.

       No campo republicano, tem chances - ainda que remotas - o governador Kasich, que venceu no seu reduto (Ohio) com 47%, contra 36% de Trump. Assinale-se que Kasich viu confirmada a sua estratégia de permanecer na corrida das primárias (em que até agora colhera uma fileira de derrotas),  na esperança de que o seu estado natal o confirmasse, o que ocorreu, embora prevalecesse sobre o emboaba Trump não exatamente de forma esmagadora. Assinale-se que Kasich é o único dos republicanos que permanecem em liça que tem a simpatia da alta hierarquia do GOP, afirmativa que não pode ser feita nem para o Sen. Ted Cruz, líder do Tea Party, ala de extrema direita entre os republicanos, nem obviamente para o neo-populista D. Trump...

        O Sen. Marco Rubio, o favorito dos hierarcas, naufragou no próprio estado da Florida, onde o fenômeno populista Donald Trump o venceu sem maiores dificuldades. Com isto Rubio não mais tem condições de permanecer entre os desafiantes de Trump. Este último venceu, por conseguinte,  em North Carolina, na Flórida e em Illinois.      

        Por conseguinte, Trump tem 621 delegados, contra 395 do Sen. Ted Cruz, e 138 do gov. John Kasich. Essa vantagem de Donald Trump o torna um adversário bastante difícil para que se vire o jogo contra ele na Convenção Republicana...

 

( Fonte: The New York Times  )

Nenhum comentário: