domingo, 27 de março de 2016

Colcha de Retalhos D 12


                              
O  Efeito Manada

 
                Consoante noticia a Folha em primeira página, e dando como certa a debandada do PMDB (antes, seu maior aliado), o governo Dilma Rousseff passou a ter medo de um tal de 'efeito manada'.

                Na verdade, isso não passaria da realização de uma conscientização que toma conta de várias bancadas na Câmara, que não desejam soçobrar como as hostes petistas.

                Antes na confortável maioria da ordem unida petista, agora, diante dos mares revoltos da opinião pública, o perigo do naufrágio iminente força reconsiderações de última hora, em que o salve-se quem puder passa a ser a norma.

                 Nesse contexto, e na dita base unida do governo Dilma, estão inquietos com o mar e as negras nuvens da opinião pública os anteriormente situacionistas PP, PR e PSD. Eles somam 121 deputados, um gordo e nervoso número, que, para seu extremo desconforto, não vislumbram no horizonte (que, hoje e de repente, tornou-se sombrio e enfarruscado) sinal algum de reação do Farol do Palácio do Planalto,  que transmitia, até bem pouco, doces e reconfortantes sinais do sereníssimo poder.

                  Acercando-se a refrega, e diante da inquietante realidade de um bloco que começa a perder a antiga firmeza, principiam os oficiais no convés  - que  não mais são imunes às pesadas vagas da pública opinião - a molestar seus chefes, pensando que já é hora de baixar os escaleres e se pôr com urgência a salvo, eis que a nave capitã não mais tem controle das águas que, soezes, invadem seus porões.

                    Tampouco acalmou a marujada do PT saber do encontro do oficial Gilberto Kassab (Cidades)  - que comanda a nau do PSD - com o Vice-Almirante de Sua Majestade, Michel Temer.

                     Enquanto sopram os ventos, e treme a turma do convés de baixo, o ex-capitão-mor da Armada, Lula da Silva, malgrado esforços ingentes, teve baldadas - dizem uns que por sorte madrasta, outros por maus ventos -  duas tentativas de apalavrar-se com o Vice-Almirante Temer.

                      E, por fim, ao pé da ponte da nau capitã, enquanto espreita, nervoso e a Deus temente, os maus ventos que ora sopram, o arauto do Paço, messer Rui Falcão, grita diante da fúria dos ventos e dos elementos, que a tropa está pronta e decidida para porfiar contra a cruel conjura, que traz o Mar Oceano. Talvez, por isso, sem bem saber o que diz, em meio à fúria das águas, vindas do céu e do Mar, clama aos céus, sem bem saber se o ouvem ou não: 'queremos a paz, mas não tememos a guerra'.

               

As Primárias Democratas

 

      Em Estados de população rala, sem muitos afro-americanos e latinos, Hillary aparece em desvantagem contra o Senador Bernie Sanders. Foi o  que  ocorreu nas primárias nos estados de Hawai, Alaska e Washington, em que o desafiante de Hillary Clinton ganhou com facilidade,  pela aliança de jovens e mulheres (que, estranhamente, continuam a preferi-lo, ao invés da primeira representante do sexo feminino com reais chances de se tornar a primeira Madam President dos Estados Unidos).

      Outro sistema que semelha favorecer o Senador Sanders é o dos caucus. Talvez por que seja mais desorganizado, ao gosto da base de seu eleitorado (jovens e mulheres).


Eliminação de líder do ISIS

  
       O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton B. Carter, anunciou, em conferência de imprensa, a eliminação de um dos altos chefes do ISIS, e o principal encarregado  do setor de finanças do chamado Califado.

       Embora pensassem a princípio lograr capturá-lo, tal - por motivos não revelados  - não foi possível. Sem embargo, segundo assinalou Ashton Carter, a esquadrilha conseguiu liquidá-lo, destruindo o veículo que o conduzia.

       Tratava-se de elemento do alto-comando do ISIS, Abd al-Rahman Mustafa al-Qaduli, que era a autoridade máxima em questões financeiras do grupo terrorista.

        O Exército Islâmico, por força da atuação da Aliança ocidental e em especial dos Estados Unidos, estaria perdendo o respectivo domínio militar em áreas do Iraque e da Síria, anteriormente controladas pelo E.I.

         No entanto, e em outro campo de atividade,  os especialistas ocidentais em terrorismo  estão preocupados com as demonstradas facilidades da organização terrorista no fabrico de bombas de alto poder explosivo, como verificado no recentíssimo ataque de Bruxelas, e na tragédia do Bataclan, na sua sangrenta operação em Paris (novembro de 2015).   

 
Noticiário Salomônico das malhações do Sábado de Aleluia

 

          Na ânsia de demonstrar isenção os jornalões podem dar-nos visão bastante distorcida da realidade.

           Nesse sentido, O Globo põe no mesmo pé Lula, Dilma ... e o Juiz Moro.              

           Basta um olhar crítico, com Q.I. normal, para verificar a tentativa trapalhona de pôr na mesma panela, personagens de atuais status populares com enorme diferença.

           Assim, depois de referir-se às declarações ofensivas a Maricá, do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi ele alvo de malhações pelos moradores da cidade fluminense.

            Por outro lado, na avenida Paulista (São Paulo), bonecos de Dilma e Lula foram atacados com paus, e, ao final, queimados. Nessa mesma malhação, os manifestantes gritaram "Fora, PT" e festejaram o Juiz Sérgio Moro.

            A nota também assinala registros de malhação de Judas contra Dilma e Lula, também em Vitória, Fortaleza, Macapá  e em Brasília, na Praça dos Três Poderes.

            Ao cabo, em algo grotesca tentativa de 'equilibrar' o noticiário, a nota de O Globo insere malhação no bairro Pirajá (Salvador), organizada pelo Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento de Pirajá (Nadp), em que o malhado é ... o Juiz Sergio Moro.

              Seria interessante saber se não ocorreram malhações de Dilma e Lula em Salvador, se levarmos em conta as palavras de apoio ao Juiz Moro que, tanto quanto por todos esses Brasis, foram a ele prestadas também em Salvador, como se verificou na demonstração de 13 de março corrente.

 
(Fontes: O Globo e, com os agradecimentos do escriba, Folha de S.Paulo)    

Nenhum comentário: