domingo, 20 de março de 2016

O Ministro Aragão e seus planos


                     

                            

       Eugênio Aragão é a nova esperança do Governo Dilma. Dele recordemos a atuação contra a pré-candidata Marina, a cujo partido - a Rede Sustentabilidade - o então Procurador Eleitoral Aragão contribuíu com a habitual mão forte para denegar a licença eleitoral.

       Recordo-me do referido juízo. O único voto a favor de Marina foi o do Ministro Gilmar Mendes, então presente no TSE. Recordo-me bem do parecer desse senhor Aragão, então, se não me engano, Procurador da Justiça Eleitoral.

         Para a Rede Sustentabilidade foi então reservada todo o sanhudo rigor da Justiça eleitoral, então com maioria petista. O parecer de Aragão, além do viés contrário, dissera algumas coisas na mesma linha.

         O PT queria barrar de qualquer maneira a candidatura de Marina, de quem temia o carisma, a imagem de honradez e a ameaça contra Dilma.

         Como poderiam adivinhar, o Partido dos Trabalhadores e seus servos, que a Providência reservava outras surpresas ao esquema de torpedear a candidatura da carismática Marina?

         Hoje, ressurge como novo Ministro da Justiça o referido Eugênio Aragão, que ora promete mundos e fundos no combate aos inimigos desse Governo.

          Como primeira opção, está o confronto direto com a Operação Lava Jato. Como se manejasse um tridente, Sua Excelência revela três cometimentos: (a) está estudando medidas judiciais (sic) contra o Juiz Sérgio Moro; (b) contestar a tese de 'prender alguém para que fale', que segundo o Ministro Aragão, é usada nas delações; e (c) Sua Excelência não pára por aí. Quer punir policiais federais que vazarem dados de investigações.

            Lembram-se da irritação de Lula da Silva e da militância petista contra a Polícia Federal e  sua autonomia? Tinham ódio do então Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo - agora escanteado para Advogado-Geral da União, que sempre se pautara em respeitá-la, a despeito das pressões dos enfurecidos Lula & Cia.?!

            Pois o Ministro Aragão, quem sabe para demonstrar ao chefão Lula que tem tutano, quer retirar tal autonomia da Polícia Federal !

            Agora, como se nada fora, sua Excelência Aragão pensa lidar com a P.F. como se fora coisa de pouca conta, e não conquista que vem do tempo do Ministro  Márcio Thomaz Bastos, que convencera Lula a conceder autonomia à Polícia Federal ?! Lembram-se como irritava aos irrequietos militantes petistas tal dita autonomia, mantida pelo sucessor José Eduardo Cardozo, hoje  Advogado Geral da União ?

           Na sua simplicidade - que o Ministro Aragão, sempre preocupado em desfazer opinião negativa do grande chefe Lula da Silva - o ex-Procurador Eleitoral, e hoje Ministro da Justiça, deseja, como se fora um foguinho e não o fogaréu do presente, abafar, pondo um basta nessa maldita autonomia, que é a fonte de tantos problemas para a Presidenta e sua Administração !

            Quem sabe Sua Excelência aprenderá que marcha-à-ré é coisa sumamente complicada na dinâmica da História. Uma vez que se prova da iguaria libertária, com os resultados que aí se vêem, pensará o Ministro Aragão que a Lava-Jato é coisa de somenos, que se desfaz com caras feias e medidas de arrocho?   

             No passar dos tempos, no velho movietone da História, passam filmes que aconselho a Sua Excelência assistir antes de ceder a tais pruridos, como se fossem coisa de somenos... Gente mais poderosa que Sua Excelência o Senhor Ministro da Justiça, como por exemplo, Carlos X, aquele que julgara que suas medidas, que reentronizavam o absolutismo, bastariam  as penas brancas dos elmos dos dragões, para que a plebe ignara desistisse de seus propósitos subversivos... Mal sabia ele que logo, logo teria de fugir para a Áustria, aonde passaria no exílio do enorme  castelo Hradcany - o mesmo da célebre defenestração de Praga, que dera origem à guerra dos Trinta Anos - onde consumiria os anos que lhe restavam de vida?

 

( Fontes subsidiárias:  O Globo, Folha de S. Paulo )         

Nenhum comentário: