sexta-feira, 24 de julho de 2015

Nova investida contra Hillary ?

                                        
 

            Hillary Clinton é, de longe, a pré-candidata no Partido Democrata com maior vantagem na opinião pública americana, com vistas a sua designação com candidata oficial para as eleições de novembro de 2016.        

            No entanto, não é segredo que os Clinton (Bill e Hillary) tem muitos inimigos políticos. Entre os órgãos contrários à ex-Secretária de Estado e ex-Senadora por New York, está o maior jornal americano, The New York Times. Embora se inquirido a respeito, possa até negar, o velho Times tem um histórico de artigos desfavoráveis ao casal Clinton.

             Como assinala Michael Tomasky, em artigo “A Hillary em nosso futuro”, tudo começou no início dos anos noventa, com série de artigos do Times sobre o chamado caso ‘Whitewater’. Esse suposto escândalo, apesar dos esforços do Times, inclusive com nomeação de Promotor Especial, de nome Ken Starr,  acabou dando em nada, excluídos é claro, os milhões de dólares gastos por Starr na sua malograda tentativa de forçar o impeachment de Bill Clinton.

              Agora há dois temas de que o New York Times se vem ocupando a respeito dos Clinton. Malgrado pretextar imparcialidade, o Times procura jogar como cascas de banana para Hillary, por um lado, a questão de sua utilização, quando Secretária de Estado, de e-mails relativos a seu trabalho em conta particular, e, por outro, o tópico relativo ao dinheiro em espécie (Clinton cash), recebido pelos Clinton por suas palestras.

              Por trás da habitual postura de neutralidade, o jornalão de New York vira e remexe nos dois tópicos.

              Quanto àquele dos e-mails particulares de Hillary, quando no Departamento de Estado,  o New York Times de hoje noticia que dois Inspetores Gerais  pedirão ao Departamento de Justiça que abra investigação penal acerca da circunstância se Hillary Rodham Clinton terá tratado adequadamente informação sensível do Governo, especialmente no que concerne à conta de e-mail particular por ela empregada quando Secretária de Estado. Tal solicitação é a sequência burocrática de memorandum  de 29 de junho último, firmado pelos Inspetores Gerais  e as Agências de Inteligência, quanto ao fato de que a caixa da conta particular da Sra. Clinton ‘contém centenas de e-mails potencialmente classificáveis (como confidenciais ou secretos)’.

               Ainda segundo o New York Times, por ora o Departamento de Justiça ainda não decidiu se vai ou não abrir investigação a respeito.

 

( Fontes: The New York Times; artigo de Michael Tomasky em The New York Review, nr. 11, de 25 de junho de 2015)                       

Nenhum comentário: