domingo, 19 de julho de 2015

Colcha de Retalhos C 27

                                 
 
Lula o lobista

 

           Apesar de suas afirmações em contrário, Lula tem atuado como lobista da construtora Odebrecht, segundo notícia hoje o Globo, como notícia principal, em primeira página.

           Em pelo menos duas ocasiões atuou como lobista. Assim, em Portugal, pediu ao Primeiro Ministro português, Pedro Passos Coelho, sua atenção aos interesses da empresa em um processo de privatização. Comprovam essa atividade telegramas diplomáticos trocados entre 2011 e 2014.

            Já em Cuba, encontrou-se com o presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, hoje preso, e tratou de negócios no setor energético.

            Ricardo Noblat, em sua coluna, se tem reportado amiúde ao ‘medo de Lula’. Embora decerto não esperasse pelo processo do Ministério Público do Distrito Federal, o temor do ex-presidente tem sido sobretudo motivado pela ação do Juiz Sergio Moro, no quadro da Lava-Jato.

 

Cunha, o Opositor

 

                 Depois de se declarar rompido com o Governo Dilma, Eduardo Cunha agora afirma que não haverá ‘pauta de vingança’.

                 A reação de Cunha se deveria em parte à nota do Planalto que diz esperar que o gesto não se reflita nas ações de Eduardo Cunha como presidente da Câmara “que devem ser pautadas pela imparcialidade e impessoalidade.”

                  Interpreta-se assim o recuo de Cunha em que se limitará à oposição, e que não usará o cargo para se vingar.

                   Assim, o Presidente da Câmara mantém o rompimento, mas prega ‘harmonia’. 

 

 Preocupação do Ministro Levy        

 

                 A fraqueza política de Dilma Rousseff tem repercutido negativamente na implementação do Ajuste Fiscal.  Com votações irresponsáveis, como no caso da Previdência, o Ajuste não terá o alcance previsto.

                 Levy, na sua entrevista, frisou que o que trava a economia não é o Ajuste, mas as incertezas em torno dele. Por esta causa, as empresas ficam reticentes e os consumidores, retraídos.

                 Além disso a necessidade de concluir o Ajuste também é necessária para evitar que agências de classificação de risco rebaixem a nota de bom pagador do Brasil.  Nesse sentido, o Ministro elabora medidas para bancar a meta de 1,1%  do PIB. A ala política quer baixá-la para 0,6%, a fim de gastar mais...

 

Palpite infeliz...               

 

                     O colunista Renato Maurício Prado, veterano repórter esportivo, acreditando que o CR Vasco da Gama estaria no chão, bateu forte e mesmo pesado contra o time da Colina no seu artigo de hoje, 19 de julho.

                      O Vasco pode estar agora na zona de retrocessão, mas é um time de grandes tradições e torcida.

                      Não sei se a intenção de Renato Prado tenha sido marota. Proclamar o Flu como “franco favorito logo mais” já dá um senhor azar...  E foi por aí, aditando: “A favor do Gigante da Colina apenas o retrospecto recente entre os dois clubes (?), que tem sido francamente adverso ao tricolor, incapaz de derrotar o rival desde agosto de 2012...

                      E no final, mais uma alfinetada... “Será que a freguesia acaba esta tarde? As chances são boas.”

                      Meu caro Renato Prado, da próxima vez não exagere tanto... Os italianos dizem que ‘anche per scaramanzia’[1] não se deve tripudiar do adversário...  

 

 

( Fonte:  O  Globo )        




[1] Até por superstição,

Nenhum comentário: