segunda-feira, 4 de maio de 2015

Rescaldo do Fim de Semana

                         
 
Candidata republicana

 

                 Carly-Fiorina, que fez nome no mundo empresarial (Hewlett-Packard) lançou-se para disputar a candidatura do GOP. É arqui-conservadora (combate o aborto[1]) e não tem anterior experiência política. A sua esperança é pendurar-se na front-runner (líder na corrida) democrata, Hillary Clinton, e merecer-lhe alguma atenção. Doce ilusão.   

                 Por ora, a respectiva popularidade mal chega aos primeiros dígitos. No pelotão republicano, o dianteiro é  Jeb Bush e, bem mais atrás, entre os conservadores do Tea Party, Ted Cruz e Marco Rubio. Mas os candidatos a candidato tendem a crescer e mesmo inchar, até que, com suas primárias e debates, a campanha presidencial, no ano e meio que tem pela frente, os vá devorando.

 
Preparação para as Olimpíadas?

 
                Segundo noticia a imprensa, neste fim de semana, sete praticantes do mountain bike tiveram as bicicletas roubadas. Assaltantes estavam à espreita em trilhas da Floresta da Tijuca.

                Depois que o Jornal Nacional mostrou o bando de ‘de menores’ que há mais de ano se especializa em infernizar a vida daqueles que têm de ir ao centro da Cidade Maravilhosa, vemos a displicência policial estender-se também às matas.

                Ao invés de desmantelar a rede no centro – pois os de menores se especializam em roubos de cordões de ouro, colares e outros adereços – que pressupõe  base próxima de receptadores,  a PM permite pela ausência e a falta de qualquer operação digna desse nome, que a praga se eternize, para vergonha de seu governo e  revolta crescente de seus cidadãos.

 
Morre Maya Plisetskaya
 

                  Aos oitenta e nove anos de idade morre um ícone do Ballet Bolshoi, a bailarina Maya Plisetskaya.

                  Recordo-me que na década dos anos oitenta (do século passado) ela ainda dançou em espetáculo realizado em Florença. Os admiradores romanos não perderam a oportunidade de vê-la, embora , pela idade,  os seus movimentos não mais tinham a leveza e a técnica que lhe assinalara as apresentações. Mas a graça e o estilo ainda a acompanhavam, o que motivou para muitos a travessia de duas horas e tanto de autoestrada.

 

Vasco, campeão carioca de 2015

 

                  Os campeonatos regionais são hoje uma sombra de o que foram nos passados calendários futebolísticos.  Antes do Roberto Pedrosa e do consequente lançamento de certamens nacionais – que tiveram o mérito de pôr teoricamente no mesmo nível as equipes dos diversos estados – os torneios estaduais eram o indiscutível centro de atenção das torcidas (que costumavam ser civilizadas).

                  Hoje os campeonatos citadinos funcionam mais como preparação para o  Nacional. Os pequenos deles participam de início  (inclusive equipes que antes foram até campeãs, como Bangu, América e São Cristóvão). A sua função se confunde à abertura da temporada, até ceder a vez para o campeonato nacional, que reúne os principais times brasileiros.

                 De qualquer forma, o carioca – sobretudo na fase final – motiva o público. E foi com muita alegria que a sua grande torcida presenciou algo que não experimentava há doze anos: depois de longo período no deserto, o Clube de Regatas Vasco da Gama voltou a ser campeão.

                 Devemos esse campeonato a Eurico Miranda, que retornou para recuperar o time da Colina, baqueado que estava pela gestão desastrosa de antigo craque do CRVG,  que atende pelo nome de Roberto Dinamite.

                 Não é que o Vasco, pelas suas atuações, bateu a todas as principais equipes cariocas, Fluminense, Flamengo  (desculpa, pessoal de O Globo!) e, no final, o próprio Botafogo, em que ignorou a escrita do team da estrela solitária vencer sempre o cruzmaltino nas grandes decisões ?

 

( Fontes:  The New York Times,  O Globo ) 



[1] Desde a sentença Roe vs. Wade  da Suprema Corte americana, de 1973, que deu à mulher o direito de abortar, a sua oposição passou à extrema direita na Terra de Tio Sam.

Nenhum comentário: