terça-feira, 5 de maio de 2015

Eleições no Reino Unido


                                        
          O antigo bipartidismo inglês – já contestado na última eleição, com a aliança entre conservadores e liberais-democratas – corre o risco de ser desmentido de modo mais fragoroso nos comícios desta quinta-feira, sete de maio.

          O problema com os conservadores começa com o seu líder, David Cameron. Largando antigas bandeiras como participação mais intensa na União Europeia – com sinais nada animadores, mais preocupados com o crescimento de contestações anti-européias – e com perfil algo decepcionante se comparado com outros moradores no passado de Downing Street 10, Cameron mesmo assim lidera.

          No entanto, não logrando congregar alianças em torno do Partido Conservador, ele está politicamente isolado. Os próprios aliados formais, os liberais-democratas de Nick Clegg, avaliam acordo com os trabalhistas e ... o Partido Nacional da Escócia.

          Assim, se os conservadores terão entre 270 e 280 cadeiras no Parlamento, estão longe de alcançar a maioria absoluta para o governo (326 em  um total de 650).

           Os liberais de Clegg, como o parceiro júnior no gabinete atual, não têm mais a força de 2010, e correm risco de sofrerem pesadas perdas. Voltariam, assim, aos patamares históricos do partido, desde que, com o crescimento dos trabalhistas, em princípios do século XX, perderam o anterior espaço, quando alternavam maiorias com os conservadores.  

           Há outro desenvolvimento que pode ser preocupante. Os independentistas escoceses do SNP (Partido Nacional da Escócia) que, após o otimismo inicial quanto ao triunfo no referendo, amargaram inequívoca derrota, poderiam agora, através da votação surpreendente que lhes é prevista nas sondagens retomar a  marcha batida para tentar recriar a velha (e pequena Escócia). Essa fragmentação secessionista dentro da U.E. – de que, na Espanha, a Catalunha  é  o principal exemplo – pode receber forte empurrão se o SNP for na prática o grande vitorioso no pleito da quinta-feira. Tal ocorreria se conseguissem eleger para Westminster cerca de cinquenta dos 59 assentos alocados à Escócia. Como os liderados de Nicola Sturgeon estão mais interessados em desestabilizar o gabinete conservador, a sua eventual participação ao lado dos trabalhistas seria apenas um exercício de oportunismo. Votariam por Ed Miliband, mas não participariam do gabinete. Como aos secessionistas escoceses não interessam governos estáveis no Reino Unido – a que se opõem – a sua aliança com o Labour é vista apenas como instrumento na caminhada pela restauração plena da pátria de Mary Stuart.

                                  O nascimento da Princesa Charlotte        

              Para os rituais prognosticadores do desaparecimento da realeza como instituição política na velha Inglaterra, a atitude de seu povo, ao saudar com entusiasmo mais um nascimento real – desta feita o da princesinha Charlotte -, neste último sábado, como sempre na centenária e provada showmanship da dinastia. É ritual que mantém a própria atualidade,  e, nesse sentido,  continua largamente popular.  Ao vê-lo , não se tem a impressão de que estaríamos vendo antigas formalidades da monarquia. Basta contemplar o jovem e sorridente casal William e Kate Middleton, para que se tenha noção de quão imbricado essas apresentações reais se inserem no dia-a-dia da monarquia, como se verifica na dignidade a um tempo simples e cativante que foi  exibida aos súditos pelo sorridente casal real.

              O jovem matrimônio, com jovialidade e naturalidade, caíu nas graças do povo britânico. Não é muito difícil que isso ocorra, tão entranhada está a monarquia nos costumes dessa peculiar ilha.

             A esse propósito, nos anos cinquenta do século passado, o deposto rei Faruk do Egito, perguntado por repórteres acerca da sobrevivência da monarquia como instituição, disse o que não é exatamente apenas um dito irônico: no futuro haverá cinco reis, os quatro do baralho e o da Inglaterra.

 

( Fonte:  Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: