quarta-feira, 13 de maio de 2015

Notícias de Tio Sam (II)


                                      
Desastre de Trem

    

          A composição da AmTrack, no seu percurso  Washington-New York, às 9.30 da noite de ontem, doze de maio, descarrilou na área da estação de Filadelfia. O trem, inclusive a locomotiva, se compunha de sete vagões.  Seis desses vagões descarrilaram. Transportava 238 passageiros, e cinco ferroviários. Pelo menos seis dos passageiros morreram. Há 65 feridos, sendo cinco em estado grave. 

          As  composições podem viajar a mais de cem milhas por ora, excluídas  áreas residenciais e urbanas, como era o caso. Ainda se desconhecem as causas do acidente.

         


Reunião Estados Unidos – Arábia Saudita.

 

            Sob os auspícios de Barack Obama está prevista reunião de cúpula na Casa Branca, de que participarão os seis países do Golfo Pérsico. Nesse contexto, o membro mais importante dos países convidados é a Arábia Saudita.

           Em reunião, no último fim de semana, com o Secretário de Estado John Kerry, o rei Salman se manifestou de forma positiva à sua participação na cimeira.

           Houve, por  conseguinte, estranheza de parte americana quando, à última hora, o novo rei saudita fez saber que não iria a Washington.  Os dois Príncipes, tanto o herdeiro do trono Mohammed bin Nayef, Ministro do Interior, quanto o vice-herdeiro do trono, Mohammed bin Salman, que é Ministro da Defesa, compareceriam.

           Os outros cinco países dessa região – Emirados Árabes Unidos, Qatar, Coveite, Bahrein e Omã – se farão representar, quando possível, pelos respectivos chefes de estado.

          A ausência do rei Salman se deveria ao seu desagrado com a evolução das relações entre os Estados Unidos e o Irã.  É conhecida a inimizade dos países do Golfo, com a Arábia Saudita à frente, no que concerne a Teerã. É propósito de Ryadh de reivindicar um tratado com os Estados Unidos de aliança contra agressões de terceiros.

           Não obstante, trata-se de tema delicado, que Washington não se sente em condições de implementar pelo menos em futuro próximo.

 

( Fonte:  The New York Times )

Nenhum comentário: