sexta-feira, 30 de junho de 2017

Fim de Junho

                         
      Junho foi um mês que não me trouxe boas novas.  Transcorridos tantos anos, continuo a encará-lo com a desconfiança que reservamos às horas ruins, que atravessamos todos,  a quem os deuses lá do alto costumam chamar de mortais.
      A palavra é simples, e nós a gravamos na tábua de cera da memória. Dizem que os eventos na infância, nós os marcamos no córtex cerebral. Pelo menos, era assim que me diziam quando tais informações chegavam até nós.
      A remembrança  nós a podemos assemelhar àquelas tábuas - na verdade, tabuletas (pínax) - em que os antigos escreviam mensagens  na cera espalhada sobre a madeira.  
       Toda a metáfora é transposição de o que padecemos, fruímos ou assistimos. Como imagem do discurso, ela não tem função que se diferencie por completo de o que vi na Atenas moderna. Se lá o caminhão de mudanças é chamado de metafora, é porque transporta móveis, utensílios e a bagagem de quem encomenda os seus serviços para outros lugares.
        Por sua vez, a metáfora gramatical constitui outra espécie de transporte, pelo simples fato de o escritor se servir de determinado sentido vocabular e  aplicá-lo em outro campo semiológico em que certos traços da ideia inicial estejam preservados.
         Para a criança que vem de longe e chega à casa dos avós tangida pelas notícias ruins, não houve espaço mais longo do que o piso de azulejos do vestíbulo da casa da Fernandes Vieira. À pesada porta da entrada precedia um hall, que antes sempre atravessara às carreiras.
         Desta feita, não. Ouvia-se estranho burburinho, que avançava sobre o jardim fronteiro, e dos vitrais das janelas se entrevia a aglomeração e o tom sombrio dos sobretudos, casacos e vestidos que se mexiam no que era a sala de visitas, e se transformara em visão horrenda da pesada presença da  morte.
         Diante do negro abraço do abafado ambiente, nessa atmosfera de longos, esbranquiçados círios, os sons que formavam aquele tétrico burburinho carregavam tristezas várias, da vincada fisionomia de minha avó, das transtornadas faces e do olhar fundo que consigo trazia o imenso, raivoso sentimento de meu avô Romualdo, com o endurecido rosto do paternal sofrimento, que por vezes se arrasta pela beleza hedionda do esquife.
          Assim, a sorte madrasta determinara a minha entrada na orfandade. Lá dentro, em câmara adrede arranjada, minha mãe se debatia. Como um tapete que bruscamente se arranca, sem aviso e sem propósito, de esposa alegre e feliz, eis que a fatalidade a afasta de seus cuidados e projetos. Baixa o luto, negro, pesado e horrendo,  prenhe de todo o sofrimento que lhe traz a memória do casamento feliz, enquanto vão baixando os vultos horríficos da solidão, da partida da esperança, e da existência de repente desfigurada pela tragédia e seu sinistro acompanhamento. 



(Fonte: Infantis memórias do enterro de meu pai,  José Raphael de Azeredo.)

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