segunda-feira, 6 de abril de 2015

Corrupção é método de governo ?


                                  

         A frase de Dilma Rousseff quanto à circunstância de que a corrupção é uma velha senhora não pretende apenas banalizar a roubalheira que aí está. Na verdade, a sua aparência por assim dizer filosófica, embora da espécie rasteira, insinua muito mais de um simples dar de ombros. Na visão da presidenta, a corrupção existirá sempre e essa sua resistência já seria indicação de que ela é um fator que não pode ser ignorado. E, sobretudo – e aí é que está o perigo – ela não deveria ser levada muito a sério...

         Insinuar que, pelo fato de a corrupção ser uma relação perene na sociedade, ela deveria ser relativizada, como se a gatunagem na Petrobrás fosse apenas mera faceta encontradiça na sociedade, e que por conseguinte a respectiva influência não deveria ser exagerada, é postura irresponsável e ainda por cima propositalmente errônea.

         Dessarte, a frase presidencial pode à primeira vista parecer inocente, quase anódina, mas ela tem uma peçonha que se insinua na mente dos ouvintes, como se esse ectoplasma simpático, quase inofensivo, viesse pedir passagem, dizendo: ora essa, o que eu faço, todos fazem, porque então essa gritaria?...

         Talvez por isso a frase presidencial, que semelha tão sábia no seu relativismo, na verdade constituiria a confissão de que tais métodos não podem ser descartados.

         O problema com a corrupção é que ela não conhece limites.

          Vamos aqui testar uma fábula. Segundo as declarações de quem nos governa, aqui não existe corrupção. Para rebater essas insidiosas acusações, a negativa e a presunção da inocência são os instrumentos da vez.

          Negar, negar sempre, mesmo se a vista de todos os malfeitos se transmutam em corrupção. A negativa é um direito não só de cada um, mas também das associações formadas com o propósito de dilapidar a cousa pública. Negar, negar sempre, seria a saída.

          Mas a mentira, por mais sanhuda, enérgica e insistente, tende a aparecer sempre, seja pelas costuras, seja pela repetição das situações, seja por qualquer cousa de indizível que tende, como um joão-teimoso a ficar de pé mais uma vez, malgrado todo o esforço seja em  maquiá-la ou disfarçá-la.

          Até que toda a construção venha por terra. Desse modo, o que era mentira e dissimulação, vira verdade e admissão com a cara deslavada da prática até então negada, e por mais de três vezes.  O suborno, a comissão ilegal, a propina viram instrumentos de governo, e a corrupção, a velha senhora, volta desta feita aos gabinetes, altos e baixos, onde o seu aporte é computado, e apresentado como meio administrativo.

         O mais triste de tudo isso é que esses papalvos chegam a acreditar nessas estórias, como se o Brasil mais uma vez se destacasse no concerto das nações: desta feita, mostrando que a corrupção seria instrumento legítimo de governo!

         O pior não é o fato de que tais absurdos possam ser mentalizados e expressos à luz do dia.  Pois esse pior vira péssimo, e crê poder enganar o Povão. Mesmo nessas circunstâncias, em que o contato com a realidade se vai afinando e adelgaçando cada vez mais, surge sempre a voz de uma criança ou de um jovem, que gritará que o rei e seus lacaios dizem besteiras, ou porque são safados, ou porque perderam qualquer  sentido da realidade...          


Fonte subsidiária: coluna de Ricardo Noblat, em O Globo )

Nenhum comentário: