sábado, 11 de abril de 2015

Bate - Pronto III

                                          
 

Problemas de memória?  

 

        Na  tumultuada sessão de CPI desta quinta, João Vaccari Neto teve problemas de memória. Não sabe por que foi ao escritório do doleiro. Tampouco tratou de problemas financeiros com os outros acusados – Renato Duque e Pedro Barusco – nem se lembra do motivo desses encontros.

 

Desemprego aumenta

 

        Pela PNAD contínua o desemprego subiu para 7,4% no trimestre terminado em fevereiro último. Houve um incremento nessa taxa, em relação a janeiro último, no qual o índice se achava em 6,8%. Segundo o professor da Unicamp Claudio Dedecca, a renda aumentou em fevereiro porque captou efeitos do incremento do salário mínimo. No entanto como a inflação já corroeu parte do ganho em janeiro, “o efeito já será negativo no dado de março”. Sem embargo ele acha “que é prematuro  dizer (o mercado esteja explodindo” e que o desemprego vai a dois dígitos.”

 

Barbosa: sem ajustes, benefícios insustentáveis

 

       Em audiência pública no Congresso, para discutir as MPs  664 e 665, que   restringem  a concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários, o Ministro do Planejamento Nelson Barbosa afirmou que, do jeito como estão hoje, o seguro-desemprego, o abono salarial, a pensão por morte e o auxílio-doença  se vão tornar insustentáveis. O escopo das MPs é realizar reforma estrutural e permanente nesses instrumentos.

       Barbosa argumentou que com a redução dos gastos indevidos nesses programas (estimados em R$ 18 bilhões por ano), sobrarão recursos para investir na melhora das ações sociais.  É preciso garantir a sustentabilidade do Fundo de Amparo ao Trabalhador  (FAT) e alinhar o abono ao que se pratica no 13°: “O abono salarial cresce 22 a.a., algo que não é sustentável, se levarmos em conta o crescimento da economia brasileira.”

 

( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: