quarta-feira, 9 de abril de 2014

Super-Lula entra em ação

                                       

       Parece que a crise no PT originada pela ‘carona’ no jatinho, e depois a revelação das estreitas relações do deputado André Vargas com o doleiro Alberto Youssef acabou por energizar o ex-presidente Lula. O que antes fazia atrás dos bastidores agora é estampado nos cabeçalhos dos jornais.
       Senão vejamos: Lula cobra ação de Dilma para melhorar a economia. E mais: o ex-presidente disse que a presidente Dilma terá de explicar na sua campanha à reeleição o que fará para reanimar a economia e superar o desempenho frustrante dos últimos meses.

       Diante da inatividade de Dilma durante a crise, Lula disse que o governo federal precisa de ações ofensivas para rebater as denúncias e defender “com unhas e dentes” a estatal.
       Tudo isso e muito mais está na primeira página da Folha. Já no Globo, em seu cartun, para variar Chico colheu muito bem o espírito da intervenção tipo deus ex-machina de Lula. É só ver o desenho com as impressões digitais do ex-presidente, marcando hilariamente os uniformes da Petrobrás que envergam Dilma e Graça Foster...

       Tornando a coisa ainda mais óbvia, Lula, em entrevista a blogueiros em São Paulo, negou a intenção de se candidatar agora à Presidência.
       E para completar esse quadro, Elio Gaspari – com igual chamada de primeira página – pergunta na sua coluna: Se o PT achar que a reeleição de Dilma corre perigo, vai deixar Lula no banco ?   

        No Estadão o cabeçalho:  PT tem de partir para o ataque no caso da Petrobrás, diz Lula. Por sua vez, O Globo tem manchete parecida:  Lula manda PT ‘ir para cima’. Temendo os efeitos de uma CPI – presumivelmente das verdadeiras – o Governo manobra contra a CPI – a lembrança é das marcas profundas da CPI do Mensalão – e a determinação de Nosso Guia é ‘ Temos de defender com unhas e dentes’ a Petrobrás.
          Duas conclusões: no entender de Lula, o mar não está pra peixe, nem para neófitos políticos. A hora é dos profissionais. Dentro da anterior pasmaceira da Administração de Dilma Rousseff, e da crescente impressão de que o PT corre o risco maior, aquele de ser carregado pela crise, as dúvidas começam a dissipar-se sobre quem está mais do que pronto para assumir as respectivas responsabilidades.

           Não há dúvida, por outro lado, que o problema está à altura de Lula. Por que não será fácil demonstrar que a principal responsabilidade na crise da Petrobrás não está justamente com os governos do PT. Há ironia maior de que o PT – e não só o de Dilma Rousseff - tenha colocado a Petrobrás na situação em que ora se encontra?

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: