segunda-feira, 14 de abril de 2014

Roubado é mais gostoso ?


                                     

     O gol de Márcio Araújo, no último minuto da prorrogação, que decidiu o campeonato carioca, foi em impedimento.

     Não há qualquer dúvida sobre este fato. Para tanto temos o testemunho do jornalão ‘O Globo’ . Assim o proclama a primeira página do Globo de hoje: Gol no último minuto e em impedimento – FLA É CAMPEÃO DO RIO.

     Para qualquer leitor – e em especial para os vascaínos – isso não é uma confirmação qualquer. Parte do jornal e da organização que adula sistematicamente o Flamengo, decerto porque vê grandes proveitos na sua caudalosa torcida.

     Mas para os vascaínos como eu que deparam fugir-lhes na vigésima-quinta hora, a conquista de um certame – que, convenhamos é um pálido reflexo dos campeonatos regionais do passado – constitui irritante adicional a circunstância de se ter visto arrebatado no ultimíssimo momento uma vitória que nos está atravessada na garganta há pelo menos um quarto de século.

     Mas a frase do goleiro Felipe, que pensava tripudiar sobre o Vasco e sua torcida, é uma criatura da sociedade em que vivemos e põe por terra todo o obaoba da nação rubro-negra.

     Por refletir o triste espírito da época contemporânea – roubado é mais gostoso – isto constitui  veredito que nem o Flamengo merece...

     A verdade temporal está consignada nessa acusação (ainda que involuntária), que é mais acabrunhante do que todas as diatribes imaginárias.

      Pensar que algo conseguido pela deslealdade e pelo desrespeito das normas mais comezinhas possa ser mais gostoso é a maior constatação que possa imaginar do Brasil em que vivemos.

      Se Cícero por aqui estivesse ele repetiria a frase – que hoje virou lugar comum no Brasil -  ó tempora, ó mores (isto é, ó tempos, ó costumes !)

     

(Fontes: O Globo,  Rede Globo)  

Nenhum comentário: