quinta-feira, 3 de abril de 2014

Notícias direto do Front


                  

O novo gabinete francês

 
        A veterana Ségolène Royale foi mais uma vez nomeada para o gabinete. Cotada para a presidência da Câmara, Valérie Trierweiler, a então esposa de François Hollande, endossou a candidatura do opositor de Ségolène em La Rochelle, um periférico distrito eleitoral. A manobra, de péssimo gosto, teve êxito, e a chamada Rotweiler logrou o escopo, a despeito do óbvio desgaste. Por não eleger-se deputada, Ségolène Royale não pôde presidir o Palais Bourbon. Agora, com a Trierweiler afastada, Ségolène volta por cima, como Ministre d’État e segunda do gabinete Valls, nomeada para a Pasta da Energia e do Meio Ambiente.
         O Partido Verde se recusou a participar do gabinete, por conta da escolha de Manuel Valls para Primeiro Ministro. No entanto, se espera que continue a integrar o bloco majoritário na Câmara. Se tal não ocorrer, a maioria socialista seria de apenas dois deputados, o que é demasiado apertado e enfraqueceria o gabinete Valls.  Espera-se, no entanto, que os verdes deem apoio institucional.

          Além de Laurent Fabius, no Quai d’Orsay (ministério dos negócios estrangeiros), foi também mantido o Ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
          Os novos  são Arnaud Montebourg (Ministério da Economia) e Michel Sapin (Ministério das Finanças).  Montebourg é forte crítico das políticas de austeridade que têm a preferência da U.E.  Preve-se que haverá dificuldades nessa área com a Alemanha, que é o país mais importante e influente nas decisões de Bruxelas.

 

Declarações do Comandante da NATO

 
         Na contramão do discreto otimismo que surgira após o encontro em Paris do Ministro Serguei Lavrov com o Secretário de Estado,  John Kerry, o Comandante Militar da NATO, general Philip Breedlove, acusou a Federação Russa de planejar incursão militar na Ucrânia para os próximos dias.

          O Kremlin nega as acusações.No seu entender, a Aliança Militar do Ocidente repetiria a linguagem da Guerra Fria.  Por causa da anexação da Crimeia, a NATO suspendeu sua cooperação com Moscou. 

          Segundo Breedlove, na entrevista ao Wall Street Journal, a Rússia teria enviado quarenta mil homens para a fronteira com o leste da Ucrânia.  Para o general, o contingente seria bastante para invadir o país vizinho.  No seu entender, as forças russas “podem alcançar seus objetivos em três a cinco dias, caso recebam ordens nesse sentido.”  Três seriam os possíveis objetivos de Moscou: um corredor até a Crimeia, o porto de Odessa ou a Transnistria, região de maioria russa na Moldova (que há tempos reivindica a união com a Federação Russa).



Termina o casamento de Putin

 
          O matrimônio de Vladimir V. Putin com Lyudmila Putina, que durou trinta anos, e de que resultaram duas filhas, terminou oficialmente a 2 de abril de 2014 (a separação fora anunciada a 6 de junho do 2013).

          O comunicado à mídia foi feito após o casal ser visto junto pela última vez, depois de apresentação de balé, no teatro Bolshoi, em Moscou.  Na oportunidade, Putin declarara de que fora decisão conjunta do casal. 

          No entanto, há indicações de que Lyudmila não saberia que o divórcio estava em andamento.  A sua própria declaração de que a união terminara ‘porque os dois quase nunca se viam’ se insere no estilo críptico do egresso da KGB.

         Sob a mesma aura de mistério, circulam informações de que gospodin Putin teria uma relação com a ex-campeã olímpica de ginástica rítmica, Alina Kabaieva, de trinta anos.  Ela entrou na política em 2005 e está no parlamento (Duma) desde 2007.

 
A ‘carona’ do Deputado André Vargas (PT-PR)

 
           Em sua segunda versão sobre o caso do jatinho – que envolviam pagamento parcial pela utilização do avião – o deputado André Vargas (aquele mesmo que imitara o gesto de Dirceu e Genoino, quando o presidente do STF Joaquim Barbosa visitou  o plenário da Câmara) confirmou ter utilizado a aeronave do doleiro Alberto Youssef para viajar com a família. Depois de dizer que só aceitara embarcar porque imaginara fosse uma carona, e asseverar que ao saber tratar-se de frete exclusivo pedira à secretária para reembolsar Youssef das despesas de combustível, estimadas em vinte mil reais, ontem, na sua intervenção no plenário da Câmara, mudou de discurso mais uma vez: “quando procurei para viabilizar o pagamento do combustível, não encontrei meios, porque não sabia que a aeronave tinha sido locada.”

          A alocução de André Vargas recebeu ao final algumas palmas, notadamente de um punhado de colegas petistas. As forças políticas na Câmara devem aguardar o eventual surgimento de novas revelações contra o deputado Vargas. Por enquanto, não há mobilização para pedir abertura de processo no Conselho de Ética.

 
Subida da Taxa Selic para 11% ao ano.

 
        Por causa das sombrias estimativas de alça na inflação – com forte possibilidade de romper o teto previsto da meta para o ano corrente ( 6,5% ) – a solução do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central foi de mais um aumento dos juros, desta feita para 11%. É uma taxa superior àquela da posse de Dilma em janeiro de 2011 (10,75%). Como se sabe, a taxa Selic ainda subiria para 12,5% no início do segundo semestre de 2011. Para encurtar a estória, depois de otimista e vertiginosa queda até 7,25% em 2013, recomeçou a dolorosa subida, determinada pela reativada inflação.

 

( Fontes:  Folha de S. Paulo, O Globo )  

Nenhum comentário: