sábado, 26 de abril de 2014

Diário da Mídia (XV)

                                          

Assassinato do Coronel Malhães

       O Tenente-Coronel reformado Paulo Malhães, de 77 anos de idade, chocara há um mês atrás a opinião  pública com aparente exibicionismo de seu depoimento sobre a tortura e a execução sumária no tempo do regime militar.

       Ao contrário de muitos outros, que preferiam o silêncio e os seus diversos avatares em termos de significado e linguagem, ele parecera deleitar-se nos lúridos detalhes do centro de tortura clandestino na casa de Petrópolis.

      É imprevisível o efeito dissuasório de sua morte por asfixia na zona rural de Nova Iguaçu. Já antes, porém, a Comissão da Verdade – que não dispõe do poder de convocação – vira evaporarem-se as possíveis aparições de outros militares daquele tempo de chumbo, vítimas de onda de doenças e até mesmo de internações hospitalares, sobre as quais pesa a fundada suspeita do medo de ter que lidar com verdades incômodas, que muitos envolvidos desejam esquecer e até enterrar.

     Quanto aos possíveis mandantes desse homicídio, sua identidade ainda não está determinada. Malgrado não seja à primeira vista verossímil, até um mero latrocínio esse crime pode ser.

 
Declarações da  Presidenta

        Aqueles que não policiam a própria língua, correm o risco de se ver em palpos de aranha...  Recordam-se, porventura, do sentimento de onipotência que escorria de suas declarações ? Assim, D. Dilma estigmatizou a FHC por suposta improvidência de racionamento de água – agora a sua gestão da escassez dos recursos hídricos é elogiada, enquanto o mesmo não se pode dizer das confusas medidas no setor energético do atual governo, a que se seguem muitas renúncias de profissionais que anteveem  desastres no futuro... E o gargalhar recomendado aos que ouvissem falar de raios e interrupção de energia?...

         Dilma Roussef afirma, no Pará, que as obras para a Copa do Mundo estão prontas: “Nós fazemos a nossa parte. Os estádios estão prontos, os aeroportos estão prontos.” Prontos, senhora Presidenta ?  Como os visitantes de Fortaleza definirão os puxadinhos e os terminais de lona, colocados pela firma encarregada?  O Ministro Moreira Franco (sorridente na foto ao seu lado), que é um dos trinta e nove, e se ocupa de aeroportos e da aviação civil, a terá informado sobre o assunto?

 

Déficit Recorde nas Contas Externas  

       
          As contas do Brasil com  o exterior vão mal. Como as exportações de bens e manufaturas se comportam abaixo do esperado, o balanço de contas correntes (que inclui pagamentos e transações financeiras) registro o pior déficit histórico. Nunca desde o início do cômputo oficial (a partir de 1947, em pleno governo Dutra), as estatísticas mostram algo tão preocupante: o saldo negativo do primeiro trimestre ascendeu a US$ 25,2 bilhões.

           A competitividade brasileira deixa muito a desejar.  Os dispêndios com nossa produção têm aumentado. Estudo da consultoria americana Boston Consulting Group (BCG) mostra que o custo da produção no Brasil aumentou nos últimos dez anos, tendência que não foi imitada em concorrentes nossos, como o México (com custos inferiores até dos chineses).

           Dentre os responsáveis pelo encarecimento da produção no Brasil estão aumentos significativos de salários, crescimento lento na produtividade, mudanças cambiais e incremento no preço da energia.

           O custo Brasil continua a aumentar. Esse alto custo reflete a baixa produtividade do trabalho e do capital. 

          Quando vemos os gargalos nos portos, nas rodovias, vemos também  geral falta de medidas de estado para pôr cobro à situação.  É problema que não desaparecerá depressa, e cuja solução depende não de demagogia, mas de  política abrangente, que vise a afastar obstáculos humanos, estruturais e tecnológicos ao progresso do Brasil. Tão louvável desígnio pode estar em nossa bandeira, mas, infelizmente, faz algum tempo que não vem aparecendo em nossos governantes.

 

(Fontes:  O  Globo, Globo on-line, Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: