segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Santa Maria -- Vergonha nacional ?

                               
 
        Como se há de recordar o leitor, muitas das vítimas do incêndio criminoso da Boite Kiss – que completa um ano na data de hoje – ainda enfrentariam longas semanas de penoso tratamento como pacientes internados em hospital de Porto Alegre, e já o tribunal de alçada daquela cidade concedia as liminares para que os principais acusados como diretamente responsáveis pela tragédia esperassem em liberdade o julgamento criminal. Os réus são Elissandro Spohr (sócio da casa noturna), Mauro Hoffmann, também sócio, o cantor da banda Gurizada Fandangueira Marcelo de Jesus dos Santos, e o produtor Luciano Bonilha Leão. 
       Indisturbados, continuam até hoje em liberdade, enquanto o processo se arrasta. Houve até o advogado da defesa de Elissandro Spohr que solicitou da juíza competente que fossem chamados para depor na ação os seiscentos sobreviventes daquele incêndio que vitimou 242 pessoas, a maior parte delas jovens com toda uma vida pela frente ! Em boa hora a juíza denegou a insólita pretensão.

      Hoje é o infausto aniversário da tragédia. O delegado de polícia se tem esforçado em indiciar servidores municipais e o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer. Em incrível decisão, o Ministério Público se dispunha a mandar arquivar os indiciamentos policiais, sob o pretexto de falta de fundamentação. Tal só não ocorreu por intervenção do Conselho Superior do Ministério Público, que exigiu a manutenção do caso até que os novos inquéritos policiais sejam encerrados.
      Mal passado um ano, há procurador do M.P. que reclama pelo fato de ter sido obrigado a interromper suas férias, para intervir em debate... Suas Excelências não encontram razões suficientes para indiciar muitos servidores municipais a quem se apontam responsabilidades pontuais. Bem fazem os parentes das vítimas a participarem de passeatas que findam diante da sede do Ministério Público local, em cujo local os manifestantes apõem balões brancos alusivos às vitimas (os portões do M.P. estão cerrados, quando deveriam estar abertos, não fora para dar explicações cabíveis àqueles que perderam entes queridos).

       Tampouco, apesar do indiciamento proposto pelo delegado competente, não vê o M.P. motivo para avalizar o procedimento do delegado policial. Para o Ministério Público, não há informações suficientes para denunciar o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB).

       O incêndio da boite Kiss, na noite de 27 de janeiro de 2013, é uma vergonha nacional. E não só pelas 242  vítimas ceifadas na juventude. O Congresso Nacional, essa instituição com parlamentares que estão entre os mais bem pagos do planeta, é uma assembleia de ausentes, eis que o seu único dia útil de trabalho pleno é a quarta-feira. A terça é reservada para o incômodo de viajar para Brasília, e a quinta, para escafeder-se já de manhã para longe da capital federal. Quando se trata de elevar a respectiva remuneração, aí toda a urgência é aplicável. Em prova de falta aguda de sensibilidade e de respeito ao Povo Soberano, todo o Brasil viu com que insolência Suas Excelências cuidaram de atualizar em uma só jornada, dada a pressa  na providência, o teto de suas remunerações, em que estão igualados Senadores, Deputados,os Ministros do Supremo, e a Presidenta da República.

         Entrementes, transcorre um ano de uma desgraça nacional e o chamado Congresso das Quartas Feiras não encontra tempo para redigir, examinar, deliberar e votar uma lei federal que estabeleça o que deva ser feito para obter a autorização para abertura e funcionamento de boites, que possam ser livres dos nefandos percalços que condenaram a boite Kiss. Mas não com as irregularidades que macularam a licença concedida para que aquele nefando estabelecimento se transformasse numa verdadeira e criminosa arapuca.

          Só mesmo no Brasil, com a indolência e a displicência de deputados e senadores, nada é feito pela memória de 242 vítimas. Não há lei federal para que o escândalo da Kiss não mais se repita! Suas Excelências não encontraram tempo !

         Seria o caso de repetir a célebre pergunta: Será que os senhores não têm vergonha?

         Será que não apreenderam um iota quanto aos seus mínimos deveres ? Para aprovar a gastança do Padrão Fifa nos estádios, assim como dispor sobre propaganda política obrigatória em que cada dia se metem em nossas casas com suas promessas, lorotas e sandices, repetidas no horário nobre com arrogância e menosprezo pelo cidadão ? Será que não há limite para essa festança de partidos – somos o país das 32 legendas e das 32 ideologias ! Que pública confissão de falta de discernimento ou de artificiosa falta de respeito com a cidadania !

 

 

(Fontes:  O Globo on-line, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: