terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PIF - PAF (I)

                                                 
 Adesões ao Obamacare



       Depois do lançamento, com vários problemas, ocasionados por defeitos no site do programa do HealthCare.com, o silêncio da mídia semelha indicar que o funcionamento do site foi normalizado, apesar de sua complexidade.
        Pelo visto, o número de adesões dos novos usuários do Plano de Assistência Sanitária deve refletir o número esperado.

        Por outro lado, assinala-se que o número de pessoas mais idosas a inscrever-se tem sido maior do que aquele dos mais jovens. Assim, pessoas mais velhas, com problemas clínicos de saúde, vem procurando o Obamacare em maior proporção do que os mais moços. Nesse contexto, se assinala que, se tais características se mantiverem, a apólice poderá ficar mais cara, pelos maiores custos envolvidos.

      De parte da Administração, no entanto, há uma visão otimista quanto ao incremento previsto para os associados mais jovens. Dadas as garantias que o programa oferece, os atrativos da assistência sanitária tenderão a motivar o ingresso, em crescente maior número igualmente nessa faixa etária que normalmente não costuma  preocupar-se tanto com médicos e hospitais...

 

Descredenciamento de universidades

 
         O Ministério da Educação (MEC), ao cabo de processo que se arrasta desde 2012, resolveu descredenciar a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade).  Nesse sentido, a portaria de descredenciamento foi assinada ontem, treze de janeiro, e em cinco dias úteis o MEC deverá providenciar portaria para definir as regras da transferência assistida, vale dizer, os procedimentos para que os alunos da Gama Filho e da UniverCidade migrem para outras instituições de ensino superior. Nesse sentido, serão convocadas instituições no Rio que tenham interesse em recebe-los.

       O processo de descredenciamento atravessou 2012 e 2013, mas as referidas entidades não lograram superar os respectivos problemas.

       O ministério alude, outrossim, ao agravamento da crise nas ditas universidades, que enfrentaram “longo período de paralisação das atividades acadêmicas – motivada pela falta de pagamento de docentes e funcionários, e ausência de condições mínimas de funcionamento.”

      Nesse contexto terminal, o MEC se viu obrigado a impor a suspensão de ingresso de novos alunos em agosto de 2013.

 

Cardeais Brasileiros

 
       A Folha de S. Paulo publica em seu número de ontem, 13 de janeiro, a galeria dos Cardeais brasileiros.

       À primeira vista, para o grande público, o número de príncipes da Igreja de nacionalidade brasileira impressiona. Há dez cardeais brasileiros.
       No entanto, por força das medidas adotadas pelos pontífices a partir de Paulo VI, papa entre 30 de junho de 1963 e 6 de agosto de 1978, os cardeais passaram a ter sua participação na eleição do Pontífice somente até completarem oitenta anos.

       Nesses termos, cinco cardeais brasileiros (D. Paulo Evaristo Arns, Dom José Falcão, D. Serafim Fernandes de Araújo, D. Geraldo Majella Agnelo e Dom Eusébio Scheid)  já tem oitenta ou mais de oitenta.

       Há apenas cinco cardeais brasileiros em condições de participar de futuros conclaves : Dom Cláudio Hummes, Dom Odilo Scherer, Dom Raymundo Damasceno, D. João Braz de Avis e Dom Orani Tempesta, que com 63 anos é o benjamim do grupo.

 

(Fontes:  The New York Times;  O  Globo; Folha de S. Paulo, Annuario Pontificio)

Nenhum comentário: