domingo, 12 de janeiro de 2014

Colcha de Retalhos B 2

                   

Dom Orani, Cardeal do Rio de Janeiro

 

      O papa Francisco anunciou, ao ensejo do Angelus, os dezenove cardeais que serão confirmados no Consistório próximo. Como era esperado – ainda mais pelo êxito da Jornada Mundial da Juventude (23 a 28 de julho) – o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta foi criado cardeal.
       O Rio de Janeiro virou sede cardinalícia em 1905, quando D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, recebeu o chapéu cardinalício do Papa Pio X. A elevação do Rio, então capital federal, se deveu ao empenho do Ministro das Relações Exteriores, o Barão do Rio Branco.

 

Inflação mensal
     
       Com o aumento da gasolina e das passagens aéreas em dezembro, o IPCA[1] fecha 2013 em 5,91%. A taxa foi superior à de 2012 (5,84%), e não contraria a expectativa da tendência de alta – em dezembro o dito IPCA foi 0,92 (o maior em dez anos).

       Assim, a despeito da alta na alimentação – os preços nos super-mercados sempre ultrapassam os índices gerais, em uma característica reminiscente dos tempos da inflação alta, para a qual, malgrado assertivas em contrário, o governo de Dilma Rousseff abriu a porta.

       Por outro lado, a bola da carestia voltou a bater na trave, e, desse modo, não estourou o teto de 6,5%.  Todavia, sem os preços administrados (ônibus e eletricidade), muito provavelmente o extremo da meta teria sido desrespeitado.

        Na avaliação de Miriam Leitão, a meta de 4,5% de inflação não será alcançada durante todo o governo Dilma, eis que falta ao país um Banco Central comprometido com a meta e com credibilidade. Falta ainda uma política fiscal sólida.

        Entrementes, o dílmico governo incha os gastos correntes, com uma pletora de concursos públicos. São despesas pesadas – com pouca elasticidade – voltadas para a inchação de cargos públicos. Enquanto alhures as administrações se modernizam,  adequando-se às regras do mercado, aqui se reforça o público concursado que costuma ganhar mais do que seu correspondente no setor privado, e que tampouco não sói estar submetido a parâmetros de eficiência e de acompanhamento de gestão. São bilhões de reais com que o governo petista sobrecarrega o orçamento, com perda de flexibilidade nas despesas fiscais e na consequente possibilidade de incrementar os investimentos em infraestrutura de transportes, saúde e educação.

 

 China lidera o comércio mundial

        
           Em 2013, o dragão chinês se terá convertido na maior potência comercial do mundo, com o valor total de comércio (exportações mais importações)  montando a US$ 4,16 trilhões.  Por sua vez, os Estados Unidos (com dados até novembro) somam US$ 3,5 trilhões.  Conquanto a base de cálculos – no que tange à superpotência – seja inferior, semelha assaz difícil que o fluxo estadunidense possa alcançar o total chinês.

           Resta verificar se a tendência favorável a Beijing se confirma ou não em 2014. É de notar-se que já a partir de 2009 a RPC se tornara a maior exportadora mundial.

 

O  Maranhão e os Miseráveis

 
       É realmente lamentável que somente agora Jackson Lago, depois de morto, tenha reconhecida a gritante injustiça praticada com aquele raio judicial irrompido de céu sereno. A cassação de Lago não despertou a reação a que faria decerto jus, pela triste vitória de Roseana Sarney, no tapetão da justiça eleitoral.

       Semelha, a propósito, muito oportuna a série do cartunista Chico Caruso sobre José Sarney e o Maranhão, sob a filha Roseana. O de sábado, com o presidente Sarney envergando o característico jaquetão, e diz : Tão rico meu Maranhão, que atrai cada vez mais ladrão !

       Todos sabemos que o Maranhão é o estado campeão da Bolsa Família (cerca de 92% !), e o que isso significa.  Estudo do IBGE mostra que o estado dos Sarney tem o maior número de miseráveis do país.  Para corroborar visualmente essa característica, o Palácio dos Leões, sede do governo’ do estado, é emoldurado por palafitas...

 
 
A Violência grita  Presente !     (1)                 

  
      A revista VEJA, em reportagem de capa, nos assinala que a menina Ana Clara Santos Souza, de seis anos, foi queimada viva por bandidos no Maranhão, no terceiro dia de 2014. Ser passageira de ônibus nas ruas das cidades brasileiras virou condição muito perigosa. Aí estão Florianópolis, Rio de Janeiro, São Luís e muitas outras a confirmarem uma cruel prática, que duplamente vitimiza os seus usuários inocentes, culpados dentre da cínica e covarde regra do perdeu!

 
A Violência grita Presente !  (2)

 
    Na Venezuela,  os rivais políticos Nicolás Maduro, o atual presidente, e Henrique Capriles, líder da oposição, trocaram um aperto de mão (que durou um segundo), mas que refletiu tentativa de tentar equacionar o desafio colocado pelo aumento dos homicídios naquele país.

      Os epítetos com que o herdeiro de Hugo Chávez mimoseara Capriles na campanha eleitoral  - burguês racista, fariseu, farsante -  não impediram que este, como governador do estado de Miranda,  participasse de reunião convocada pelo Presidente Maduro, por causa do assassínio de Monica Spear, atriz e miss Venezuela 2004, e do companheiro, o inglês Thomas Henry Berry.

      A Venezuela tornou-se  o país com a terceira maior taxa de homicídios no mundo (em 2013 lá foram mortas cerca de 25 mil pessoas). O fato de ser precedida por dois outros países de hispano-américa – Honduras e El Salvador – não é boa testemunha para a América Latina.

        A disparada do crime nesse país bolivariano não diz bem do atual regime chavista. A comparação com a época pré-Chávez semelha devastadora: antes da tomada do poder pelo coronel Hugo Chávez, com sua primeira eleição em 1998, o número de mortes violentas na Venezuela era cinco vezes menor.

 

(Fontes: O Globo, Folha de S. Paulo, VEJA)



[1] Na sopa das siglas Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Nenhum comentário: