quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Diário da Mídia (II)

                                    

Tartaruga é iguaria?

       Surpreendeu-me que no programa ‘Fantástico’ do último domingo, entre os pratos estranhos submetidos a convidados vendados, estivesse incluída num deles carne de tartaruga.

      A cantora Daniela Mercury se achava entre os convivas, a quem eram servidos pratos da Amazônia, sem que os seletos comensais pudessem vê-los (no menu, até formigas apareceram).

     O que me espantou e deveras foi que carne de tartaruga fosse servida, como  ingrediente acessível na culinária amazônica. Estarei enganado, ou a tartaruga, por ser espécie ameaçada de extinção, não é alimento para  ser terminantemente excluído de qualquer cardápio ?
 

 Procurados pela Interpol

        O fato de ser procurado pela Interpol, se não é segurança de extradição para o país que reclama o indivíduo, tampouco é coisa de somenos. Exemplo disso é o banqueiro Salvatore Cacciola: ao dar uma fugida em 2008, com a namorada, a Montecarlo, caiu nas malhas da lei, da qual escapara até então por achar-se homiziado na Itália.
        Como informa O Globo, o número de brasileiros procurados por nossa Justiça no exterior era de 320 (novembro de 2013). Dentre os mais conspícuos estão o deputado Paulo Maluf e o filho Flávio (a pedido da Promotoria de New York), e o médico Roger Abdelmassif, foragido desde janeiro de 2011. Provavelmente, se encontra no Líbano, malgrado a sua condenação a 278 anos de prisão, por estuprar diversas pacientes em sua paulistana clínica de reprodução assistida.

        Consta igualmente da lista o mensaleiro Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil, condenado a doze anos e sete meses de reclusão pelo STF, o qual está foragido desde a decretação da prisão pelo Presidente Joaquim Barbosa.

 
A Prisão de João Paulo Cunha

 
          O deputado João Paulo Cunha que não tencionaria renunciar (como fizeram até agora os demais parlamentares condenados pelo Mensalão), deverá aguardar o retorno de férias do Presidente do STF, Joaquim Barbosa, para ter o respectivo mandado assinado.

          Segundo informa a edição on-line do Globo, a Ministra Carmen Lúcia, que assume interinamente a presidência do Supremo na ausência do presidente Barbosa,  não tencionaria assinar entrementes  o referido mandado.


A  avaliação do Brasil pelo povo americano 

          Atrás apenas de Canadá  (81% de opinião favorável), Reino Unido  (79%), Japão (70%) e Alemanha (67%),  o Brasil está em 5° lugar e reuniu 61% . Com o mesmo índice, está Israel, mas o nosso país leva vantagem porque tem avaliação desfavorável de 15%, enquanto Israel tem voto negativo de 26%. Assinale-se, outrossim, que somente Canadá e Reino Unido têm votação negativa (9%) inferior à nossa.

         É um dado bastante positivo, e nos coloca em primeiro lugar dos emergentes (a Índia, que é o oitavo na lista geral e o segundo emergente, tem avaliação favorável de 46%).

         Já constitui um progresso relevante na divulgação do país. Há não muito tempo éramos o país do carnaval, do café e do futebol. E o intelectual palestino-americano Edward W. Said, falecido em 2003, nos considerava a non-descript country (país sem características marcantes).

 

A OEA (CIDH) notifica o Brasil pelo Presídio de Porto Alegre

 
        A atenção que o Brasil vem merecendo de instâncias internacionais como a  OEA não se afigura motivo de particular satisfação.

        As condições do Presídio Central de Porto Alegre recebem agora a atenção devida, e como seria de esperar não é nada favorável.

        A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) notificou o Governo de Brasília e pede que se adotem medidas cautelares que garantam a integridade dos detentos desse presídio.

         Nesse sentido, se encarece a redução do numero de presos na unidade, garantia de higiene e tratamento médico, além da recuperação do controle de segurança em todas as áreas da unidade, atualmente sob o domínio de facções criminosas.

         É confrangedor que um estado com as tradições do Rio Grande, e que tem um IDH muito superior ao do Maranhão, seja colocado no mesmo cesto com o campeão da Bolsa Família.

        E, no entanto, dada a aparente inação do governador Tarso Dutra (PT) na matéria em tela, a notificação é tristemente cabível tanto para ele, quanto para a governadora Roseana Sarney (PMDB).

 

(Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo )

Nenhum comentário: