quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Pinga Fogo (V)


                                                

Aliança de França e Rússia

 

          A França, sob o choque do último ataque terrorista, intensificou as missões aéreas contra o Estado Islâmico. Nesse sentido, se determinou que o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle venha do Golfo Pérsico para o Mediterrâneo, de modo a ficar mais próximo da Síria e, por conseguinte, do Estado Islâmico.

         Várias missões de bombardeio francesas, sob coordenação estadunidense, visaram alvos do E.I.

          Por outro lado, os presidentes François Hollande e Vladimir Putin chegaram a acordo, quanto à realização de ações conjuntas franco-russas, contra alvos no DAESH (uma das designações do Califado).

          Ontem, a força aérea francesa voltou a bombardear Raqqa (que é havida como a 'capital' do E.I.).

          Por outro lado, a Federação Russa informou que os seus mísseis atingiram catorze posições militares do inimigo.

 

A Nova Lei de Direito de Resposta

 

            Como se sabe, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a nova Lei, vetando apenas, segundo o Ministro da Comunicação, Edinho Silva, o que poderia ser inconstitucional.

            Sendo a nova legislação obra de quem se julga vítima de ataques na imprensa, haveria necessidade de equilibrá-la. Nesse sentido, a O.A.B. entrou com ação direta de inconstitucionalidade, questionando junto ao STF trecho da legislação que cria um rito específico para a análise de reclamações dos ofendidos.

            Essa ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade)  foi proposta pela OAB, com pedido de liminar (decisão interlocutória) se reporta ao artigo 10º da nova Lei, que exige uma decisão colegiada de desembargadores (portanto, na segunda instância), para que seja suspensa decisão de primeira instância favorável a pedido de direito de resposta.

           Convém assinalar que os Ministros Gilmar Mendes e Luiz Edson Fachin indicaram  que defendem a necessidade de uma lei específica, mas equilibrada, sobre direito de resposta.

           Nesse contexto, é importante sublinhar que, com a derrubada pelo STF, em 2009, da Lei de Imprensa da Ditadura Militar, surgiu uma lacuna na legislação sobre a questão.  Desde então, o direito de resposta, que é previsto pela Constituição de 1988, vem sendo exercido com base nos Códigos Civil e Penal.  

 

Vitória da Seleção sobre o Peru

 

         A Seleção de Dunga venceu o Peru por três a zero. Depois de início confuso, não teve maiores dificuldades para superar a equipe peruana.  Dois jogadores se tem assinalado - Douglas Costa e Willian.  Quanto a Neymar, a par de  tendência para o 'foul', que é talvez uma reação à maneira com que é caçado em campo, sob o olhar displicente dos árbitros,  o extraclasse brasileiro não disse muito ao que veio.

          Talvez uma das causas esteja na sua posição, determinada por Dunga, que não o ajuda muito. Afinal não é para ser centro-avante que Neymar foi convocado...

          É importante também assinalar que o responsável técnico pela seleção deveria fixar-se em um time titular para o Brasil. Até agora, a cada jogo, apresenta um time diverso, a começar pelo goleiro.

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo, Rede Globo )

Nenhum comentário: