segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Cambalacho


                        

            A posição do Deputado Eduardo Cunha se fragiliza sempre mais. A gritante manipulação na Comissão de Ética causou mais do que mal-estar, com a revolta no plenário da Câmara, e as palavras que lhe dirigiu a deputada do PSDB, amparada pelos colegas dada a sua condição física.

            O adiamento dos trabalhos, claramente motivado pelos aliados de Cunha, seguindo ordens do próprio, aumentou a indignação de boa parte das bancadas, irritadas com a maneira com que procede  o presidente da Câmara.

            Dentro desse contexto, o desconforto aumenta no PT, dada a tentativa de enquadramento por Jaques Wagner, Chefe da Casa Civil, dos deputados petistas descontentes com esse acordo do governo com Eduardo Cunha.

            A que visa tal acordo que tem vergonha de declinar a matéria a que se refere? Eduardo Cunha transforma a sua prerrogativa de colocar em votação a petição do Dr. Hélio Bicudo, que pede o impeachment de Dilma Rousseff,  em motivo de cambalacho com o Planalto.

           Sabedor que o PT teme a submissão ao plenário da Câmara da petição de impeachment da Presidente,  E. Cunha visualiza o interesse do PT, que se mantenha engavetado o processo de impeachment, sendo esta uma oportunidade de fazer tal "favor" ao governo, em troca de compromisso de não agressão da parte petista, o que se traduziria pela sua manutenção onde está.

           É certamente um acordo   antiético, e nesse sentido, o verbera o Senador Jorge Viana (PT-AC), que faz parte da minguada bancada ética do petismo. A esse respeito, são muito oportunas as declarações do Senador acreano: "O que o senhor achou de deputados do PT terem ajudado a esvaziar o quorum do Conselho de Ética na última 5ª feira? - Já achei estranho o fato de eles terem chegado atrasados na sessão. Esse tipo de coisa ajuda a desencantar e decepcionar muitos que ainda teimam em ser simpatizantes do PT. O PT tem de se reinventar depois desse processo todo. Chegar numa hora de crise como essa e fazer política de uma forma que afronte o que a sociedade busca é cavar a própria cova. "Como defende que os petistas devem atuar em relação a Eduardo Cunha no colegiado? O PT já tem problema demais para arrumar mais um. Espero que os companheiros do PT lá no conselho sejam éticos.  Ajudar o Eduardo Cunha é querer chamuscar ainda mais um partido que está sofrendo, sangrando. Ser ético é ser justo. Defendo que ajam no conselho com justiça.  Não é um conselho de articulação política, é um conselho de ética. No conselho, é para votar com ética. Ou então que eles saiam do conselho."

            Não vai adiantar nada ao PT vir a público posteriormente para tentar mistificar a opinião pública quanto a esse apoio concreto que está sendo prestado ao Presidente Eduardo Cunha.

            Dado o caráter inconfessável da real motivação do entendimento - em troca de sua ajuda a E. Cunha para livrá-lo da condenação ética - a paga está em que Cunha não tramite a petição do Dr. Hélio Bicudo que pede o impeachment de Dilma Rousseff - como se chamaria esse tipo de entendimento?

                 

( Fonte:  O  Globo )

Nenhum comentário: