domingo, 1 de novembro de 2015

Colcha de Retalhos C 42


                             

Desastre com charter russo

 

         Nas primeiras horas da manhã de sábado, 31 de outubro, o voo charter russo, com 224 passageiros embarcados, do veraneio em  Sharm-el-Sheik, no Egito para São Petersburgo caiu nas alturas rochosas daquela região.

         A princípio se noticiou que o piloto se comunicara com o aeroporto referindo-se a problemas com a aeronave. Mais tarde, a notícia foi desmentida.  O avião caíu sem qualquer comunicação. Não se sabe o que terá acontecido.

        A esse respeito, veiculou-se que o Exército Islâmico teria assumido a autoria de um suposto disparo, que foi desmentido por autoridades egípcias e por Moscou.

        Todas as pessoas embarcadas no dito avião morreram.

 

Xi Jinping muda a demografia chinesa

 

        Foi Deng Xiaoping que estabelecera no fim dos anos setenta que os casais chineses só poderiam ter um filho.  Essa drástica decisão mostrou o nível da interferência do poder comunista em decisões familiares.

       Mais de quarenta anos depois outro líder chinês - Xi Jinping - resolveu mudar a disposição. A partir de agora, os casais chineses poderão ter dois filhos, o que bastou para trazer muita alegria às famílias do Império do Meio.

       A presença do Estado continua muito forte na China, mas a possibilidade de ter um par de filhos abre mais esperanças para os casais chineses, sobretudo aqueles radicados no campo.

       Não é difícil presumir a ansiedade que cercava os casais sobretudo no campo, onde a presença de um filho homem é muitas vezes vista como indispensável.

 

Obama manda forças especiais para combater o E. I.

 

        Talvez preocupado com a muscular intervenção das forças russas na guerra civil da Síria (base em construção em Latákia, bombardeios aos arrabaldes de Damasco, apoio aéreo a investidas da infantaria iraniana), o Presidente Barack Obama tem ultimamente optado pelo envio de pequenos destacamentos para apoiar os rebeldes democráticos, assim como agora tenciona destacar forças especiais (o que antigamente chamavam de comandos) para atacar redutos do temido ISIS.

Defesa exonera Comandante Militar do Sul

 

        O  Ministério da Defesa afastou da chefia do Comando Militar do Sul (o antigo 3° Exército) o general Antonio Hamilton Martins Mourão. Apesar de a destituição haver sido negociada, a iniciativa seria impensável em governos passados, sobretudo no período democrático entre 1946 e 1964.

        Apesar de que a Folha a tenha colocado em primeira página, a notícia não teve maior impacto.

         Isso talvez possa a ser o sintoma mais evidente de que os tempos mudaram, e os paisanos mandam e os milicos obedecem.

          Antes, e mormente na República Velha, só presidentes com pulso enfrentavam os comandantes militares. Epitácio Pessoa (1919-1922) nomeou como ministros das pastas militares (na época, Marinha e Exército) dois civis, o que até levou comissões fardadas a visitá-lo. Debalde. E ambos constam como tendo sido ótimos ministros...

          Em época tão marcada pela fraqueza da Presidenta, o general Martins Mourão caíu por haver criticado o governo de Dilma Rousseff... Embora compreenda - e apóie - a medida tomada contra o general-de-exército, não se pode deixar de assinalar que, pelo menos neste caso, é plenamente inteligível a declaração do general-comandante.

 

O Tamanho do Bolsa Família       

 

      Será de 27 bilhões de reais o peso do Bolsa-Família no orçamento da União. Catorze milhões de famílias estão cobertas por esse programa assistencialista que é gerido precipuamente pela Caixa Econômica Federal.

     Como assinalou político pernambucano não faz muito, apesar de que o objetivo desse programa seja dar apoio às famílias necessitadas e também estimular a matricula e a frequência estudantil dos respectivos filhos, o seu acompanhamento deixa muito a desejar.  Além disso, há registro de diversos trabalhadores com empregos seguros que abandonaram as respectivas colocações para contentar-se com as benesses do Bolsa Família.

     Além disso, não há qualquer esquema - segundo se possa apurar - para que seja fiscalizado de forma rotineira o pessoal que é atendido pelo programa. Já foram registradas diversas fraudes, com até vereadores e outros funcionários que entram na bolsa-família como necessitados, para ganhar indevidamente a ajuda fornecida pela dita rubrica.

     Agora o relator do Orçamento da União, diante da situação periclitante de nossas finanças, resolveu determinar um corte de dez bilhões na milionária bolsa-família.

      Diante da situação precária do orçamento estatal, seria de todo interesse evitar desperdício e distribuição de subvenções a quem delas não carece.

Gabeira e o deixar sangrar Dilma  

 

       Na sua coluna deste domingo, fala do deixar sangrar Dilma e que tal pode ser perigoso. Lembra-se decerto de 2005, com o Mensalão, os choramingos de Lula na tevê, y otras cositas más.  Dar tempo ao torneiro-mecânico tende a ser expediente de alto risco, como se verificou com a sua pontual reeleição em 2006.

      Não creio que o mesmo possa ocorrer com Dilma Rousseff, mas se houver provas para o impeachment não sou do parecer do esperar indefinido.

       O povo brasileiro tem esse pendor para o perdoar, quando não o tornar menor a raiva com as liberdades tomadas com a nossa democracia.

       O Petrolão é coisa grave, e se deixarem o juiz Sérgio Moro trabalhar, outros podres devem aparecer.

        Já estranham as enormes movimentações detectadas pelo Coaf, as amizades com Bumlai, e por aí afora.

       O doutor Bicudo já preparou e assinou a petição. É um grande brasileiro, exemplo do antigo PT, que ele deixou ao estourar o escândalo do Mensalão.

       Por isso, as tergiversações não podem e não devem ser admitidas.  A questão tem clara urgência: deve ser tramitada e,  quanto mais cedo, melhor para o Brasil.

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo,  VEJA)

Nenhum comentário: