sábado, 16 de junho de 2018

Um clandestino na Copa


                                       

          Devo confessar que assistir o jogo entre Croácia e Nigéria me deixou contristado. Essa partida me surpreendeu não pelo resultado, mas sim pela aparente enorme regressão que observei na equipe nigeriana.
          Nada a ver com o futebol que pude assistir no passado, inclusive com a vitória dessa seleção africana contra o Brasil e também contra a Argentina, em olimpíada.
          Com efeito, o que deparei na aludida partida da Copa na Rússia quase nada tinha a ver com o desempenho do time nigeriano no passado.
           Ao invés da habilidade e do conjunto de então, observei  um team bisonho, incapaz de coordenar-se, sendo, por isso, presa fácil da representação da Croácia.
           Fico a perguntar-me o que terá havido com o futebol nigeriano. Tem controle de bola, mas praticam erros bisonhos, como cometer penalty fazendo fouls grosseiros na área (segurando os adversários, sem ter sequer o pretexto do perigo de gol iminente).
           Se compararmos o comportamento esportivo desse team que está na Rússia com aquele de outras representações da Nigéria no passado - chegaram a conquistar um título na Olimpíada, se não me engano no México -, se é forçado a admitir que hoje falta muita coisa elementar no corrente futebol nigeriano, e não só em termos de conjunto.
           Pode ser que tenha havido uma regressão isolada com relação a esse grande país africano, em termos de futebol, mas tal me parece pouco provável, pela circunstância de que o time nigeriano logrou classificar-se dentre os demais do grupo africano.
           De qualquer modo, é conhecida a habilidade individual dos jogadores africanos no esporte bretão. É por isso que essa hipótese não me parece sustentar-se.
           Talvez o problema esteja na preparação técnica e na coordenação das equipes. Com efeito, se a Nigéria - que se classificou para a Copa - teve futebol suficiente para assegurar um lugar  dentre o grupo africano, pergunto-me o que está havendo com as seleções africanas.
             Mas tudo isso careceria de passar pelo exame dos demais escretes do continente africano...

( Fonte: Rede Globo )

Nenhum comentário: