quarta-feira, 27 de junho de 2018

O Vice Mike Pence visita o Brasil


                     
       Em agosto do ano passado, o Vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence  teve um roteiro organizado na América Latina. Visitou então a Argentina, Chile, Colômbia e Panamá. O Brasil foi excluído daquela viagem.
       Durante a presente visita do Vice americano, que foi recebido pelo Presidente Michel Temer, um dos principais temas foi o das crianças brasileiras que foram enviadas a abrigos nos Estados Unidos, separadas dos genitores, que foram detidos  pela norma de Tolerância zero baixada por Donald Trump.
       Dada a péssima recepção dessa draconiana disposição - sobretudo no que concerne à inumana separação das crianças de seus pais - houve um certo recuo da Administração Trump, sobretudo no que tange ao cruel tratamento das crianças. Em conseguinte, em função da reação nos States, a questão registra algum avanço.
       O presidente Temer se mostrou aberto à ideia de que se envie uma aeronave brasileira para trazer de volta ao Brasil as crianças. Sem embargo, há diversos problemas conexos, que levaram o Palácio do Planalto a postergar a iniciativa.
       Diante do levantamento feito pelos Consulados brasileiros nos EUA - segundo alta oficial brasileira nos Estados Unidos não há dados oficiais sobre quem são as crianças, nem onde se encontram - haveria 51 menores brasileiros.  

Venezuela - regime Maduro.

         Seria previsível que a Venezuela de Nicolás Maduro constituísse  um tópico relevante nas conversações  do Vice com o Presidente Temer e o Ministro Aloysio Nunes. 
          A esse respeito, o Ministro do Exterior do Brasil  disse que "o Brasil não aceita sanções.  Para nós, o tema  da Venezuela está colocado  onde deveria, na OEA." E acrescentou: "Nós somos contra decisões unilaterais."
           A descrição feita pelo Vice americano sobre a questão Venezuela é de uma "ditadura brutal" que colocou o país "em colapso" e espalha efeitos em toda a região, entre eles o "maior êxodo da história do Hemisfério", com dois milhões de homens e mulheres deixando o país.
            Nesse sentido,  Mike Pence acrescentou: " Como o Presidente Trump deixou claro, os EUA não serão meros observadores da situação".
            Nesse contexto, o Vice-Presidente americano ressaltou a liderança do Brasil na região, a iniciativa de suspender a Venezuela do Mercosul, a atuação do Governo Temer no Grupo de Lima, e a aliança firmada neste mês para iniciar o processo de suspensão da Venezuela da OEA, Pence encareceu ao Brasil que adote mais medidas para isolar o regime de Maduro.
            "Chegou a hora de agir com mais firmeza", declarou, estendendo sua solicitação a outros países da região.  E nesse sentido colocou o próprio Governo como um "parceiro firme" na iniciativa. Pence agradeceu o "apoio" dado pelo Brasil  às sanções adotadas pelos Estados Unidos e elogiou as recentes medidas adotadas na União Européia contra Caracas.
            A esse propósito, observou o Chanceler Aloysio Nunes: "Eles têm posição muito firme e não coincide exatamente com a nossa." Nesse contexto, o  Ministro das Relações Exteriores garantiu que o governo brasileiro vai "até onde quiser ir."
           Na data hodierna, Pence visita  abrigo para refugiados  venezuelanos em Manaus.  O Vice-presidente anunciou ontem, 26 de junho corrente,  um aporte adicional de US$ 10 milhões para programas de apoio a esses migrantes, dos quais US$ 1,2 milhão será destinado ao Brasil.

( Fonte:  O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: